O Seminário Episcopal de Angra é a mais antiga instituição de ensino superior dos Açores, fundada a 9 de novembro de 1862 no extinto antigo Convento franciscano de Angra. Encerrado em 1910, em consequência de ordens emanadas pela implantação da República, o “Coração da Diocese” reabre nas atuais instalações em 1914, no edifício adquirido ao Barão do Ramalho na rua Duque de Palmela, atual rua do Palácio, freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo.
Esta visita pretende abrir as portas desta casa à comunidade, dar a conhecer a sua dinâmica, deixando assim adivinhar os percursos de fé de tantos jovens que por aqui passaram ao longo destes 161 anos e que influenciaram a cultura e a sociedade açoriana. Neste contexto será visitada a ermida anexa ao edifício, de evocação a Nossa Senhora da Natividade, raramente acessível aos fiéis, onde serão destacadas algumas obras patrimoniais de interesse, nomeadamente o seu retábulo de finais do século XVIII. Outros espaços do Seminário integram obras de pintura, escultura, ourivesaria, têxteis e documentos gráficos de grande interesse, como seja a biblioteca que detém preciosidades provenientes das antigas instalações franciscanas, como seja um exemplar da 1ª edição dos “Sermões Genuínos” do Padre António das Chagas, impresso em 1690.
O património religioso constitui parte integrante da nossa história e identidade cultural e um importante instrumento para a promoção da sua atividade pastoral. Pretende-se, com esta iniciativa, apelar a sociedade para a enorme responsabilidade que a igreja, o estado e toda a comunidade tem perante este valioso património que lhes foi confiado.
Esta visita orientada por Marta Bretão, conservadora-restauradora e professora da disciplina de Arte e Património do Seminário Episcopal de Angra.
Inscrições limitadas a 20 participantes com idade igual ou superior a 18 anos.
Garanta a sua inscrição aqui.