Exposição “Essência”
Designer, ceramista e artista, Adolfo Mendonça residente na ilha Terceira, cujo trabalho tem conquistado o público, desde cedo mostrou interesse para as artes. É com satisfação que anunciamos a inauguração da sua próxima exposição intitulada “Essência”, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, a 21 de julho, às 20h00. A exposição fica disponível até 30 de setembro.
Este ano recebeu o prémio de melhor peça de artesanato contemporâneo na Feira Internacional de Artesanato (FIL), em Lisboa, com a peça intitulada “Mundos”.
Biografia
Adolfo Mendonça nasceu na ilha Terceira em 1993. Em 2014, concluiu a licenciatura em Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde teve a oportunidade de explorar diversas áreas criativas como mosaico, tapeçaria, produção gráfica e essencialmente a cerâmica. Após um estágio profissional na ilha Terceira, Adolfo retornou aos estudos na mesma Faculdade com o âmbito de aprofundar os seus conhecimentos na área e consequentemente abrir um Atelier de Design e Cerâmica na sua terra natal. Em 2017, aliou a sua arte ao seu grande apreço pelo mar e apresentou a sua primeira coleção de peças versáteis e intemporais. Nos últimos anos tem participado em feiras nacionais e internacionais, como nas Canárias e Suíça, tendo sempre em vista a transmissão da beleza da natureza e a importância da sua valorização e preservação, através de utilização de materiais recicláveis e da produção manual e artesanal. Em 2021, Adolfo realizou sua primeira exposição de escultura intitulada "Excertos" no CCAH. A cerâmica tornou-se uma forma de expressão da sua criatividade, permitindo-lhe explorar métodos de produção artesanal que resultam em peças com um caráter artístico.