Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Vitrine de Curiosidades | Cédula de 10 centavos-bronze de 1917

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2023-06-07 até 2023-07-02
A rubrica de Vitrine de Curiosidades destaca este mês uma cédula de 10 centavos-bronze, emitida pela Casa da Moeda em 1917, notável pelo seu valor artístico e estético, inerente à cultura visual do século XX, pertence à Unidade de Gestão de Numismática e Notafilia do Museu de Angra do Heroísmo.
_
As cédulas — verdadeiros papéis ilustrados que conservam a memória portuguesa, fruto de uma economia pobre, mas rica em valores iconográficos — surgem em Portugal em dois momentos de grande instabilidade política e económica: na crise financeira de 1891 e no fim da Grande Guerra, entre 1917 e 1922, que levaram à falta e à subida do preço do metal para a amoedação. De modo a suprir essa necessidade, as cédulas, ou seja, títulos em representação da moeda necessária para pequenas trocas comerciais, a dita moeda divisionária ou dinheiro de pequeno valor, foram emitidas em todo o país, por entidades públicas e privadas.
 
Patente até dia 2 de julho de 2023, na Sala Edifício de São Francisco | Memórias.
CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.