Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exploradores de Palmo e Meio - A Ermida de São João da Caldeira

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Largo Jaime Melo
  • 2023-06-24 às 12:00

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta promove, no sábado, dia 24 de junho, às 12h00, a quinta visita exploratória deste ano. Visitaremos a Ermida de São João da Caldeira.

Na ilha do Faial, a tradição da romaria a São João da Caldeira repete-se ano após ano.

Por essa razão, desde muito cedo, houve a intenção de construir um templo com evocação a este Santo que se celebra a 24 de junho. A primeira pedra foi lançada, precisamente, no dia 24 de junho de 1921, todavia a ermida só foi benzida e nela foi celebrada a primeira missa em 1944, no dia de São João.

Desde então, é ponto de encontro de gerações que, nos dias 23 e 24 de junho, rumam ao local, outrora com cestas de piquenique, para celebrar o São João e, atualmente, para participar no arraial.

A próxima edição dos Exploradores de Palmo e Meio é sobre este local e tradição.

Esta iniciativa, que conta com a colaboração Paróquia dos Flamengos, está prevista para as 12h00, sendo o ponto de encontro junto à Ermida de São João, no Largo Jaime Melo.

As marcações poderão ser efetuadas através do endereço eletrónico [email protected] ou através dos telefones 292 202 576 e 573

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.