Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das 9 com António Guerreiro

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2023-06-09 às 21:00

A crítica cultural, um género extinto

António Guerreiro

9 de junho pelas 21h

Galeria do IAC

 

 

António Guerreiro vem ao Grémio das Nove, a 9 de junho pelas 21h, para falar sobre as crónicas publicadas inicialmente no suplemento Ípsilon do jornal Público, recolhidas no volume Zonas de Baixa Pressão (Edições 70, 2021),

São micro ensaios que cruzam muito livremente fronteiras disciplinares para pensar muitos lugares-comuns do nosso tempo, as manifestações culturais, sociais e políticas que dão rosto à nossa época. Trata-se de um tipo de discurso que retoma os objetivos e os protocolos de um género que teve uma enorme fortuna, a crítica cultural, que pertence ao passado. A acompanhar a extinção da crítica cultural, e seguindo a mesma lógica, dá-se um empobrecimento e rarefação da crítica literária.

António Guerreiro licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês) pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi jornalista cultural e crítico literário jornal Expresso. É atualmente cronista no jornal Público. É um dos fundadores da revista cultural Electra, publicada pela Fundação EDP, da qual é editor. É docente convidado, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Tem muita colaboração dispersa em revistas, catálogos e publicações coletivas sobre arte e literatura. É autor dos seguintes livros: O Acento Agudo do Presente (2000), O Demónio das Imagens. Sobre Aby Warburg (2018) e Zonas de Baixa Pressão (2021).

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.