A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove a mostra fotográfica “Da Imigração dos Açores para o Sul do Brasil” em sua Sala de Exposições, de 2 de junho a 21 de julho.
Com o sub-título “Tás co’olho” (Para onde estás a olhar!?) trata-se de um projeto documental, de três fotógrafos, que registam a influência histórico-cultural açoriana ao longo do litoral do Sul do Brasil, mais precisamente nos atuais estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A mostra é composta por 75 fotografias, a preto e branco, de Orlando Azevedo, natural de Angra, na Ilha Terceira, Tadeu Vilani, de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul e Milton Ostetto, de Nova Veneza, em Santa Catarina, que nos remetem para as tradições açorianas relacionadas com a emigração açoriana para aquela região.
A imigração açoriana para o Brasil estava ligada ao projeto colonial português de efetivar a posse das terras no novo mundo. Os primeiros casais açorianos instalaram-se no Brasil em 1617, ocupando terras sobretudo em Porto Alegre (antiga Porto dos Casais, em alusão aos casais açorianos que ali desembarcaram), em Santa Catarina com destaque para Florianópolis (Ilha de Nossa Senhora do Desterro) e Laguna (Santo António dos Anjos de Laguna) e no Paraná - Paranaguá (Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá).
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt