Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição temporária “Negro e Azul – Matéria de Infinitude”

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu da Horta - Casa Manuel de Arriaga
  • 2023-06-02 até 2023-06-30

O Museu da Horta acolhe, na Casa Manuel de Arriaga, a exposição “Negro e Azul – Matéria de Infinitude”, que inclui uma instalação de vídeo e trabalhos de litografia, pintura e desenho, propondo-se como “objeto de contemplação e de aprendizagem”, mastambém “como olhar transnacional sobre o território físico e cultural dos Açores e, em particular, da ilha do Faial”. Saliente-se que para as imagens em litografia foram utilizadas pigmentações extraídas das pedras vulcânicas do Faial.

Esta exposição conta com as obras desenvolvidas por Antonio Regis da Silva e Domingos Loureiro e que focam a ilha do Faial e a sua potência transformadora, como espaço de resistência, de passagem, e como espaço simbólico, onde o material e o imaterial, onde o visível e o invisível, o permanente e o transitório e o agora e o intemporal se cruzam.

Domingos Loureiro e Regis da Silva,  desenvolveram investigações autorais a partir da vivência do território, colocadas em diálogo nesta mostra, constituída por mais de três dezenas de peças, que “procura encontrar elos, mas, também, afirmar a diferença entre os propósitos e os gestos, assumindo a tensão entre os processos enquanto elemento-chave do discurso subjacente à exposição – espaço de partilha transcultural, transdisciplinar e multidirecional, onde a diferença é essencial como forma de afirmação e de reflexão”.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.