Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Cultura Açores na Feira do Livro de Lisboa 2023

  • Literatura/Literature
  • Parque Eduardo VII
  • 2023-05-25 até 2023-06-11

15 editoras açorianas presentes na 93º Feira do Livro em Lisboa entre 25 de maio e 11 de junho

 

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais marca mais uma vez presença na Feira do Livro de Lisboa, na sua 93ª edição. Este ano, a presença açoriana no Parque Eduardo VII no âmbito da Feira do Livro conta com a participação de 15 editoras, 1745 publicações, 4 concertos, 5 apresentações de livros e um showcooking.

            A maior celebração nacional do livro volta a receber o stand Cultura Açores, identificado com G-25 e G-26, na zona laranja. No ponto de encontro açoriano estarão representadas 15 editoras da região, nomeadamente: “Artes e Letras Editora”, “Amigos dos Açores - Associação Ecológica”, “Blanca Martín-Calero”, “Centro de Artesanato e Design dos Açores”, “Companhia das Ilhas, Lda”, “Geotrota Unipessoal Lda”, “Instituto Açoriano de Cultura”, “Instituto Histórico da Ilha Terceira”, “Núcleo Cultural da Horta”, “OMA - Observatório do Mar dos Açores”, “Predicado Inclinado Unip., Lda”, “Publiçor, Publicações & Publicidade, Lda”, “Sociedade Afonso Chaves”, “Turiscon Editora” e “Universidade dos Açores”.

            No stand Cultura Açores poderão encontrar 1745 publicações, entre elas as edições da Direção Regional dos Assuntos Culturais.

            A Feira do Livro de Lisboa 2023 conta, ainda, com espetáculos de artistas açorianos não esquecendo a celebração do centenário de nascimento de Natália Correia.

            A programação cultural da participação açoriana no certame literário arranca a 27 de maio pelas 13h00 no auditório as “Conversas à Volta da Mesa”. Considerando a pertinência de se estabelecerem formas de cooperação institucional entre o Governo Regional dos Açores e o Governo Regional da Madeira na área cultural tem lugar no auditório pelas o debate “Conversas à volta da mesa” que terão como mote o livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia. Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola” edição da responsabilidade da editora açoriana, Letras Lavadas, edição apoiada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura (Governo Regional da Madeira). A publicação, que contou na sua primeira edição com o apoio da Direção Regional de Turismo, do Governo Regional dos Açores, teve a colaboração de mais 23 investigadores, responsáveis pelos 19 capítulos que compõem esta obra.

Posteriormente, ainda a 27 de maio, pelas 16h00, na Praça Palco Laranja, acontece a apresentação dos livros “Árvore dos Açores | Ilha de São Miguel” e “Flores de Cá e de Lá”, ambos de Raimundo Quintal e editados pela Publiçor.

A 28 de maio sobem ao palco pelas 20h30 Jerry Sousa, músico terceirense, e o madeirense Roberto Moniz que vão interpretar músicas tradicionais dos Açores e da Madeira com destaque para a viola da terra.

            A 29 de maio o músico Cristóvam atua no Palco Laranja pelas 19h00. O jovem terceirense regressa a Lisboa para apresentar ao vivo o seu mais recente trabalho ‘Songs on A Wire’. O cantautor açoriano, apresenta-se a solo, num concerto intimista, que passará também pelo seu primeiro disco ‘Hopes & Dreams’, e contará ainda, com uma vertente de storytelling, que aliás, já se tornou característica habitual dos seus concertos mais intimistas.    

A 3 de junho, pelas 20h00, na Praça Palco Laranja, será apresentado o livro “GASTRONOMIA DOS AÇORES – Cozinha Tradicional das Ilhas”, de António Cavaco e Ernesto Rezendes e editado pela Publiçor.

            No dia 4 de junho, Aníbal Raposo e Víctor Castro celebram Natália Correia. O espetáculo marcado para as 15h00 é inteiramente açoriano. Aníbal Raposo, conhecido poeta, pintor e cantautor local, com uma contribuição extensa e relevante para a música popular dos Açores é acompanhado por Paulo Bettencourt, na guitarra, por Romeu Presunça nas percussões e Victor Castro na guitarra clássica. O concerto acontece na Palco Praça Laranja.

            No dia 8 de junho pelas 17h30 na Praça Palco Verde decorrem duas iniciativas. O showcooking e degustação de gastronomia açoriana fria com o chef Fernando Soares e posteriormente, pelas 18h15, será apresentado o livro “À Descoberta da Gastronomia Regional dos Açores”, por Madalena San-Bento e o apresentador Fernando Mendes. Os eventos deste dia são promovidos pela editora “Predicado Inclinado”.

            A programação do stand Cultura Açores encerra a 9 de junho, penúltimo dia da Feira do Livro 2023, na Palco Praça Laranja com a apresentação do livro “Ponta Delgada, Memórias Fotográficas 1860 – 1960” pelas 17h00 por Pedro Pascoal de Melo e Maria Helena Frias e editado por “Artes e Letras Editora”. No mesmo dia, pelas 21h00, atua a Tuna Universitária Corsários dos Açores.

             O stand Cultura Açores regressa à Feira do Livro de Lisboa depois de marcar presença em 2019, no ano anterior à pandemia.

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Fora dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.