Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra - Fernando Pessoa

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-06-09 até 2023-06-30

Mostra | Fernando Pessoa

 

Com o intuito de celebrar o nascimento do escritor Fernando Pessoa, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organizou uma mostra bibliográfica de um dos autores portugueses, considerado pela crítica e por um grande número de estudiosos, como um dos maiores pensadores da literatura e da cultura portuguesa.

A mostra destaca não só, as principais obras do escritor, Mensagem (1934) e Desassossego (1982), como propõe novas sugestões de leitura para a redescoberta da escrita pessoana: a Antologia Inédita, de Fernando Pessoa, da qual constam poemas, cartas, escritos íntimos, textos de crítica e de intervenção, reflexões filosóficas e textos sobre literatura, uma seleção e organização de Miguel Almeida, bem como a obra Vida e obra de Fernando Pessoa, de João Gaspar Simões, uma referência obrigatória para os estudiosos e  pesquisadores de Pessoa, que desejam não só conhecer a vida e a obra do poeta, como a história da sua geração, são algumas das propostas de leitura selecionadas.

Esta iniciativa estará aberta ao público desde o dia 9 a 30 de junho.

Nota Biográfica - Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888, filho de Joaquim de Seabra Pessoa, crítico musical, e de Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, natural da ilha Terceira, Açores.

Passou nove anos da sua existência, em Durban, na África do Sul, lugar onde estudou e aprendeu o inglês, a língua em que pensava e com que escreveu prosa e alguma poesia, o que facilitou mais tarde o exercício profissional da sua atividade como tradutor. Shakespeare e Edgar Allan Poe, foram alguns dos autores traduzidos. Foi também um estudioso e leitor dos clássicos.

Poeta das grandes jornadas interiores, com grande interesse pela esfera do esotérico e do espiritual, e com uma profunda curiosidade pelo misterioso e pelo obscuro.

Pessoa dedicou grande parte do seu tempo à escrita, “considerava que ser poeta e escritor não constituía profissão, mas sim vocação.”

Faleceu a 30 de novembro de 1935, em Lisboa, cidade mencionada em muitos dos seus poemas e espaço no qual decorre a ação da obra Desassossego. É nesta cidade que se encontram arquivados os seus manuscritos, na Biblioteca Nacional de Portugal, e a sua biblioteca particular, depositada na Casa Fernando Pessoa, disponível para consulta online.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.