Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Enoch Arden | Richard Strauss

  • Música/Music
  • Palácio de Sant'Ana
  • 2023-09-08 às 19:00

Rita Blanco e Nuno Vieira de Almeida | Declamação e Piano

.

.

PROGRAMA

Enoch Arden - melodrama para narrador e piano sobre o poema de Tennyson, tradução de Vítor Moura

.

.

Enoch Arden é um dos mais longos melodramas existentes e um dos mais bem construídos.

Trata-se realmente de uma obra - prima. 

Uma problemática interessante que distingue de forma óbvia a diferença entre a palavra dita e a palavra cantada é que, no primeiro caso, o compositor trata apenas de clarificar o significado do texto segundo a sua leitura pessoal, ouvida na parte instrumental, sem compor tendo em conta direta a sonoridade da língua, como acontece invariavelmente nos textos cantados. Isso dá ao ator e ao pianista uma responsabilidade acrescida, uma vez que a música que ilustra o texto fornece a indicação segura do tipo de leitura pretendida, permitindo simultaneamente que este seja proferido na língua do país em que é interpretado sem quase causar dano à leitrua feita pelo compositor. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Festival Internacional dos Açores

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://festivalinternacionalacores.com/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.