Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | Traços Rurais

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-04-14 até 2023-06-30 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, de 14 de abril a 30 de junho, a exposição “Traços Rurais”, de Ana Bela Mendonça.

A exposição assinala os 34 anos de carreira artística da pintora, com um conjunto de 12 desenhos feitos a tinta-da-china, nos quais é possível contemplar o domínio exímio da técnica, no traço preciso e delicado que dá forma aos diferentes aspetos que constituem a realidade rural das ilhas. As paisagens, a arquitetura açoriana com a sua singularidade expressa nas casas e nos palheiros construídos com pedra vulcânica, o equilíbrio entre a presença humana e o mundo animal, são alguns dos aspetos captados pela mão da artista. Os visitantes poderão redescobrir estes lugares nostálgicos, muitos deles emersos na memória coletiva açoriana.

A inauguração desta iniciativa será no dia 14 de abril pelas 18h00, na zona expositiva de entrada da BPARLSR, onde estará patente.

 

Ana Bela Mendonça

Ana Bela Ávila Vasconcelos de Mendonça é natural de Angra do Heroísmo, cidade onde nasceu e estudou. A sua paixão pelo desenho começou aos 11 anos com o estudo e a utilização da técnica de tinta-da-china.

Em 1991 frequentou os cursos formativos de desenho e pintura na Casa da Cultura, sob a orientação do professor Vítor Reis. Durante esse período aprofundou a técnica e o domínio dos materiais artísticos.

Os primeiros trabalhos refletem influências dos movimentos da Arte Moderna expressos em algumas das suas obras que integram coleções particulares.

Em 1998 realizou a sua primeira exposição de pintura, a título individual, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, tendo feito, a partir desta data, por convite de diversas entidades, várias exposições em galerias e outros espaços públicos, quer na sua ilha como em Lisboa. Durante algum tempo esteve sob a orientação do arquiteto Alberto Soeiro.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.