Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | Fora de Rota - Impressões do Leste da Europa

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-04-03 até 2023-06-30 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove de 3 de abril a 30 de junho, a exposição de fotografia “Fora de Rota - Impressões do Leste da Europa”, de Christoph Kneppeck.

A exposição assinala a estreia pública do fotógrafo, que na última década, com o incentivo do irmão, fotógrafo profissional, desenvolveu um crescente interesse pela fotografia. Tem gosto pela fotografia a preto e branco por considerá-la mais autêntica e com maior impacto visual, o que imprime em simultâneo um enquadramento intemporal ao seu trabalho.

Nas viagens que realizou ao Leste da Europa e aos Balcãs, procurou captar imagens dos lugares mais remotos em que fosse possível sentir a ausência do elemento humano. O espaço desabitado torna-se assim o objeto de aproximação a memórias históricas e a marca identitária de uma cultura ainda residual. Tem fascínio pela arquitetura socialista e brutalista associada ao modernismo soviético pelas suas formas, estruturas massivas, linhas claras e por não recorrer a elementos decorativos.

O seu trabalho aproxima-se da fotografia documental, refletindo uma necessidade de exploração dos espaços isolados, de difícil localização e acesso, muitas vezes reconquistados pela natureza, em que o isolamento, a anonimidade ou a tranquilidade exigem um olhar atento e comprometido da parte do fotógrafo.

A inauguração desta iniciativa ocorrerá no dia 3 de abril pelas 18h00, na zona do Web Café.

 

Christoph Kneppeck

Nascido a 25 de setembro de 1971, em Oldenburg, Alemanha, Christoph Kneppeck tem dupla nacionalidade, alemã e portuguesa.

Formou-se no setor bancário (1990 - 1993), tem um Diploma em Gestão de Empresas pela Universidade de Göttingen, Alemanha. De 1993 a 1999, estudou em diversas Universidades: Galway na Irlanda, Fontainebleau em França e Pavia em Itália.

Foi Diretor de Recursos Humanos na Hansa Kontor Shopfitting Group, Colónia, Alemanha, de 2000 a 2005.

Em 2005 estabeleceu residência na Ilha Terceira, passando a exercer funções de técnico superior na Administração Regional.

Dos seus interesses constam a fotografia, a natação competitiva, a literatura, a política internacional e as viagens para o Leste da Europa e os Balcãs. Pratica natação competitiva, é utilizador frequente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e leitor com gosto pela literatura dos “modernos clássicos” da literatura alemã do século XX.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.