Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Livrelinha’23 | Semana do Livro

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-04-19 até 2023-04-23

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realizará, de 19 a 23 de abril, a Livrelinha’23, Semana do Livro (2.ª edição). Esta iniciativa tem como premissa promover o encontro entre leitores, escritores, livreiros, artistas, entidades públicas e privadas e todos aqueles que gostariam de ser iniciados na experiência da leitura.

Durante esta semana decorrerão atividades que abrangem temáticas que cruzam diversos géneros literários e integram diferentes conhecimentos, dos quais se destacam: a literatura, história, música, tradição oral e performance artística.

O propósito deste evento é o de estimular o gosto pela leitura e incentivar os leitores e os não-leitores a participar nos projetos e nas atividades de leitura que a Biblioteca oferece, não só nesta semana, como durante todo o ano.

A LivreLinha´23 conta com a presença dos seguintes escritores: Dulce Maria Cardoso; Ângela Almeida; David Machado; Ivo Machado; Filipa Martins; Rui Couceiro; Pedro Maia e Daniel Gonçalves.

Serão também realizadas um conjunto de oficinas, em áreas como a ilustração, com Manuel Martins; dinamização de acervo, com Maurício Leite; biblioterapia, com Sandra Nobre; poeterapia (2.ª edição), com Bianca Mendes e um atelier de “A leitura em voz alta”, dinamizado por Peter Cann.  

Em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, a BPARLSR dinamiza a sessão de apresentação do livro “Nova História da Moeda Insulana 1750-1932”, de António Trigueiros.

A inauguração da LivreLinha’23 (2.ª ed.), será feita no dia 19 de abril, pelas 09h30, com a leitura coletiva de excertos da obra “Mau tempo no Canal”, de Vitorino Nemésio.

De 4.ª a 6.ª feira, será também possível agendar visitas de estudo às oficinas de conservação e restauro do Arquivo Regional.

No decorrer da Livrelinha’23, realizar-se-á uma visita literária, à cidade de Angra de Nemésio, “De Garret a Pessoa”, no dia 21 de abril, pelas 15h00, com Carlos Severino.

A Semana do Livro conta ainda com a presença da “Casa Fernando Pessoa”, com duas sessões formativas, uma direcionada para as escolas, dia 21 de abril, pelas 9h30 e outra para o público adulto, no dia 23 abril pelas 15h00, dando assim a conhecer a biblioteca do poeta. A semana encerrará no dia 23 de abril, “Dia Mundial do Livro”, com um singular concerto de leitura “O homem que só queria ser Tóssan”, por Miguel Gouveia.

A participação na leitura coletiva e nas oficinas será feita mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected].

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.