Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


“Maria de Fátima Bettencourt Dart – A Doação”

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu da Horta
  • 2023-03-04 até 2023-05-29

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) promove a exposição intitulada A Doação que estará patente ao público no Museu da Horta – Colégio dos Jesuítas, de 4 de março a 29  de maio.

Desta exposição constam peças que acompanharam o percurso de vida de Maria de Fátima Bettencourt Dart e que foram doadas ao Museu da Horta.

Maria de Fátima Bettencourt Dart, filha de Alfred Guiod Dart e de Aida Martins Bettencourt, nasceu, na freguesia da Matriz da cidade da Horta, a 16 de setembro de 1933. Após terminar os estudos no Liceu da Horta, ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo apresentado, em 1956, para a conclusão da licenciatura em Filologia Românica a dissertação Um poeta açoreano: Roberto de Mesquita; o estágio do curso de Ciências Pedagógicas que, paralelamente, frequentava é concluído em 1975.

Durante sete anos – de 1956 a 1961 e 1963-64 – leciona as disciplinas de Francês, História e Organização Política no Liceu da Horta. A partir de 1966 desenvolve a sua atividade profissional na República Federal da Alemanha: como funcionária da Biblioteca da Cultura Prussiana, em Marburgo e, em Colónia a partir de 1970, como docente de Francês, numa escola internacional. Ao regressar a Portugal, após o 25 de Abril de 1974, continua o ensino, primeiro em Évora e depois em Lisboa, na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, onde permaneceu até 2001, ano em que se aposentou.

Foi também corresponde do jornal Comércio do Funchal, comunicante em diversos congressos e tradutora para português de várias obras de caráter pedagógico.

Não tendo perdido a ligação com a terra que a viu nascer – é presidente do Conselho Fiscal da Associação Nossa Senhora do Varadouro – doou ao Museu da Horta, e por inerência à comunidade, algumas das peças que acompanharam o seu percurso de vida e que agora podem ser vistas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.