Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


“Oceanos, infinito azul”

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-03-03 até 2023-10-31 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com o Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS – Universidade dos Açores, organiza a exposição “Oceanos, infinito azul”, no âmbito da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável/2021 a 2030 e do Objetivo 14 da Agenda 2030, da ONU, “Proteger a vida marinha”.

A exposição estrutura-se em dois momentos: de 3 de março a 30 de junho “A vida na água” e de 7 de julho a 31 de outubro “Oceano, fonte de desenvolvimento sustentável”. Esta iniciativa tem o seu foco nos Açores, mas com uma abordagem a temáticas gerais, com o objetivo de sensibilizar e dar a conhecer o que está a ser feito ao nível da proteção e exploração sustentável dos Oceanos e o que pode e deve ser concretizado nesta década.

Com uma forte componente didática, será de leitura fácil e acessível a todas as idades e constará de documentação impressa, audiovisual, algumas peças e espécies marinhas. Terá um programa complementar com a realização de conferências, fóruns de discussão, atividades ao ar livre e exibição de filmes e documentários.

A inauguração da exposição decorrerá no dia 3 de março, pelas 18h00, a que se seguirá uma conversa entre o investigador do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS – Filipe Mora Porteiro e a jornalista Andreia Fernandes.

Nota Biográfica: Investigador Filipe Mora Porteiro

Filipe M. PORTEIRO foi assessor do Ministro do Mar da República Portuguesa entre 2021 e 2022, Diretor Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores entre 2013 e 2020, presidente do Conselho de Administração da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA) e presidente do Observatório do Mar dos Açores entre 2009 e 2013. Entre 1989 e 2013 e desde abril de 2022 é investigador sénior inserido na careira Técnica Superior do quadro da Universidade dos Açores, OKEANOS, Instituto de Investigação em  Ciências do Mar. Licenciado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1988) e doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool (2005). Trabalhou em políticas públicas para valorização do espaço e dos recursos marinhos, em áreas como a economia do mar, gestão costeira integrada e licenciamento, conservação do meio marinho e áreas marinhas protegidas, ordenamento do espaço marítimo, investigação científica aplicada à gestão dos recursos marinhos e atividades marítimas, literacia dos oceanos;) formação profissional em profissões do mar, entre outras no quadro da política marítima integrada. Entre 2013 e 2020, geriu uma equipa de cerca de 40 pessoas, foi responsável por cerca de duas dezenas de projetos nacionais e europeus; apresentou comunicações em cerca de uma centena de eventos regionais, nacionais e europeus; pertenceu a mais de vinte grupos de trabalho e comissões técnicas e políticas. Na carreira científica investigou cefalópodes, peixes e corais de água fria, em ambientes insulares, no meio pelágico, em montes submarinos, cristas oceânicas e campos hidrotermais profundos. Participou em duas dezenas de campanhas oceanográficas, mergulhou em diversos submarinos tripulados de investigação, apresentou palestras e posters científicos em mais de 75 fóruns. É autor e coautor de cerca de 50 artigos indexados, 17 livros e capítulos de livros e mais de 150 outras contribuições científicas e técnicas. Foi autor e promotor de dezenas de exposições temáticas, DVDs, publicações e outras iniciativas de educação ambiental e promoção da literacia dos oceanos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.