Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Nas Nuvens", de João Decq

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2023-02-02 até 2023-04-27 às 18:00

Dia 2 de fevereiro, pelas 18h, será inaugurada a exposição “Nas Nuvens”, de João Decq, na galeria do Instituto Açoriano de Cultura.

Trata-se de um projeto em desenvolvimento em que o artista através do desenho, da linogravura, da impressão e da fotografia trabalha a temática nuvens.

Em "As Nuvens" o artista mostra cerca de 30 matrizes de linóleo, em diferentes estádios de trabalho, desde o risco do desenho ao parcial ou totalmente escavado da matriz pronta a imprimir. Retratam-se nuvens estilizadas cujo formato é extrapolado da fotografia e do cinema. Além das nuvens, aparecem por vezes, na composição, motivos florais e outros elementos de paisagem, como montes. Mostra-se ainda um conjunto de provas cegas, selos brancos gofrados a partir de matrizes recortadas em papel acartonado de 250 a 300 gr impressas em papel Fabriano Unica de 250 gr. Assim como um conjunto de desenhos a carvão e guache, compostos de forma modelar, em que a composição é feita através da junção de folhas até se atingir a formatação final.

João Decq nasceu em Almada em 1975. Licenciado em comunicação visual com especialidade em Ilustração, meios de impressão tradicionais, pela University of Central England, em Birmingham, Inglaterra (2002). Obteve diploma de estudos avançados pela Universitat Politécnica de Valência, Espanha (2008). Trabalhou nas Caldas da Rainha, onde lecionou na Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria desde o ano de 2003 até 2020, com a categoria de equiparado a Assistente, tendo sido o responsável pela direção da Oficina Gráfica entre os anos de 2009 e 2014. Vive em São Miguel onde desenvolve a sua atividade plástica e gráfica. Expõe regularmente a sua obra, a nível nacional e internacional, desde 1999. Tem o seu trabalho representado em inúmeras coleções de Interesse Público como: Presidência do Governo Regional dos Açores; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Istituto Centrale per La Grafica, Roma; Università di Roma, Tor Vergata, Roma; Museu Carlos Machado; Câmara Municipal da Ribeira Grande; Fábrica da Igreja da Sé Catedral de Angra do Heroísmo; A.I.P. - Associação Industrial Portuguesa; Fundació Banc Sabadell, Espanha; Coleccíon Navacerrada, Madrid - Espanha. A prática regular da impressão, do desenho e da pintura têm acompanhado a sua atividade letiva e de investigação até ao presente.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.