Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mediação de leitura | Criadores de sonhos

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo
  • 2023-01-28 às 16:00

No âmbito da promoção da cultura e das artes performativas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Criadores de Sonhos”, performance que resulta da interação de um músico, João da Ilha, com um contador de histórias, Ricardo Ávila, explorando uma leitura em voz alta e narração oral de contos, pautadas por instrumentos musicais e objetos sonoros, a fim de potenciar a construção do sentido pela audiência.

O reportório que trabalham destina-se a crianças com idade igual ou superior a 6 anos, acompanhadas por adulto, devendo os interessados inscrever-se através do telefone 295 401 000, ou email [email protected].

 

Notas Biográficas

João da Ilha

Nasce na ilha Terceira, onde absorve muitas das influências para o seu trabalho de cantautor. Desenvolve o seu percurso em Portugal Continental, em Setúbal, onde se estabelece durante quase 20 anos.

Desde a primeira edição discográfica, em 2009, lança três álbuns e, em 2020, já restabelecido de novo na sua ilha-natal, apresenta novas canções com o álbum “Quatro Estações Num Dia”, inspirado naquela peculiar dimensão climática, característica do arquipélago açoriano.

Além do percurso como músico profissional, autor e compositor, exerce atividades no âmbito da intervenção musical e social, tendo concluído em 2017 em Lisboa o curso especializado de Músico Profissional Interveniente em Unidades Hospitalares e Instituições de Solidariedade Social, pela Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (APMHIS), fazendo parte da equipa de músicos de setembro de 2017 a fevereiro de 2019, em várias Instituições tais como: IPO de Lisboa, e Hospital de Santa Maria em Lisboa, entre outros.

Durante o ano de 2022 desenvolveu e integrou um projeto de intervenção musical junto das populações idosas do concelho de Angra do Heroísmo. 

 

Ricardo Ávila

Mediador de leitura, marionetista, actor, licencia-se em educação de infância pela Universidade dos Açores, em 2006, e conclui mestrado em teatro pela Universidade de Évora, em 2012.

É sócio fundador da companhia de teatro Cães do Mar (2017), sediada na Terceira-Açores, que se dedica a recontar temas revelantes da cultura açoriana mediante uma estética de teatro físico, cruzando narração, mímica, canto e marionetas.

Em 2019 estreia-se como roberteiro (Teatro Dom Roberto – património imaterial nacional), fundando a companhia VUMTEATRO, interpretando os textos do reportório popular “O Barbeiro Diabólico” e “Tourada à portuguesa”.

Desde 2018 que desenvolve projetos de promoção da leitura na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.