Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Natália Correia - 100 anos (1923-2023)

  • Comemorações/Celebrations
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2023-01-12 até 2023-12-31

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada dá início aos eventos que, no decorrer deste ano, celebrarão o centenário do nascimento de Natália Correia (Ponta Delgada, 13 de setembro de 1923- Lisboa,16 de março de 1993). Ícone da Literatura e da Cultura Portuguesa e Europeia da segunda metade do século XX, esta açoriana poeta, ficcionista, ensaísta, jornalista, editora, parlamentar, paladina dos direitos humanos e da igualdade de género, viveu os primeiros 11 anos na cidade de Ponta Delgada, tendo partido com a mãe e a irmã para Lisboa, no ano de 1934. Visceralmente ligada à ilha natal e apaixonada pela interculturalidade do mundo, a sua biografia desenvolve-se maioritariamente durante a ditadura portuguesa. Sofreu vários tipos de repressão entre as quais a violação da correspondência. Oito dos seus livros foram apreendidos e só puderam ver a luz do dia após o 25 de Abril. Desassombrada e iconoclasta, perseguiu o absoluto heterodoxo, matriz de uma outra morada, mais justa, mais fraterna, sob o signo do Amor Pentecostal.

Na qualidade de guardiã do seu arquivo, com milhares de documentos manuscritos autógrafos e dactiloscritos, fotografias e outros documentos, e da sua livraria, com mais de dez mil volumes, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, ciente que é sua missão dar a conhecer a vida e obra desta cidadã ilustre, irá, ao longo deste ano, realizar vários eventos em torno da temática da sua obra e dos seus livros.

Para mais informações visite o site da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada: https://bparpd.azores.gov.pt/

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio s/n
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305 040
Fax: 296 281 216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.