Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição Temporária de Pintura de Sofia Sant'Ana

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Santa Maria - Núcleo de Vila do Porto
  • 2022-11-22 até 2022-12-29

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURA

SOFIA SANT´ANA (Ana Sofia Matos)

Nota biográfica:

Sofia Sant’Ana, é natural do Pico, residiu durante a infância e juventude no Algarve, onde concluiu estudos em Engenharia do Ambiente. A paixão pelos Açores e o gosto pela natureza impulsionaram o seu regresso às origens. Atualmente reside na ilha do Faial, onde a par da sua atividade profissional, desenvolve a sua paixão pela pintura. O apelido Sant’Ana, foi adotado como nome artístico, em tributo à sua família materna de quem herdou este sobrenome, a sua origem Açoriana e o gosto pela pintura.

 

Sofia Sant’Ana vê na pintura liberdade e desafio, entregando-se na busca da essência e pintando como forma de se expressar e comunicar, procurando a reflexão conjunto sobre aquilo que a ínsita, as múltiplas interações e conexões na Natureza do Ser Humano.

 

Autodidata e curiosa, tem feito a sua caminhada através de diferentes estilos de pintura, desde o realismo, passando pelo surrealismo até à abstração, pois encontra também o desafio que procura na alternância de estilos, sempre com tonalidades alegres e vibrantes de vida e energia.

 

“Através da sua arte, repleta de cor, formas, elementos da natureza, água, mar, terra, todo o ambiente circundante, que se misturam e se fundem na tela com o elemento humano, e claro sua afeição e paixão pelos Açores… A sua arte reflete o seu ser, o seu sentir, a sua mensagem, o que quer transmitir sobre a liberdade, essência, a humanidade… deixando aos outros o espaço para que, também eles se possam perder e encontrar na magnitude das tuas telas…” Carla Mourão

 

Sofia Sant’Ana, participa em 2018 na sua 1º exposição coletiva “Arte Pura”, no Porto, com vários artistas nacionais e internacionais; Em 2019, torna-se membro da Sociedade Nacional de Belas Artes; Também em 2019, acontece a sua 1º exposição individual, através do Museu da Horta, na Casa Manuel de Arriaga, com a exposição de 31 obras; Em 2020 expõe pela primeira vez no Salão dos Sócios da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 2020/2021 realiza uma exposição na Ilha do Pico, através da MiratecArts – Terry Costa; Em 2021, novo projeto com a ilustração do livro da escritora Sónia Sousa “A menina que desenhava corações”, acompanhada da filha Beatriz. Ainda em 2021, volta a expor na Sociedade Nacional de Belas Artes, assim como numa exposição coletiva na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), iniciando também a ilustração de uma nova história, agora da autoria da sua mãe Virgínia Santana, realizando-se o lançamento do livro “O Urso Comilão e a Cegonha” em 2022 também na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça. Entre 2 de setembro e 5 de novembro, realiza uma nova exposição individual de pintura, composta por 18 obras, na Sala de Exposições da BPARJJG.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Sta. Maria
Pólo de Vila do Porto
Rua Frei Gonçalo Velho s/n
9580-531 Vila do Porto
Telefone: 296 884844

Ilha: Santa Maria
Concelho: Vila do Porto
Sítio: http://www.museu-santamaria.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.