Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra | Chapéu Armado para Capelão Militar modelo de 1853

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo - Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima
  • 2022-11-01 até 2023-02-21

O termo capelão, do latim medieval cappellãnu, está associado à lenda de São Martinho. A crença de que a capa de São Martinho poderia trazer a vitória ao exército que a detivesse levou à prática da fixação de uma tenda, nos acampamentos militares franceses, onde era colocada tal relíquia. Esse local passou a ser designado de capela (manto) e o sacerdote, que a guardava e realizava as atividades religiosas junto à tropa, passou a ser denominado capelão. Este chapéu armado para capelão militar, modelo 1853, é revestido com pelúcia de seda, apresentando o laço nacional “de pernas”, ou seja, cruciforme, de cor azul e branco, sob uma presilha de galão de seda preta. Extremamente raro, uma vez que corresponde a um breve trecho periodal, pertence à Unidade de Gestão de Militaria e Armamento – Uniformes Militares, do Museu de Angra do Heroísmo, estando agora patente ao público no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.