A Presidência do Governo Regional dos Açores tem patente ao público, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, a mostra “Retratos - Pessoas que Vivem na Ilha das Flores", da autoria do fotógrafo Francisco Salgueiro.O evento está patente ao público na sala do Coro Baixo, entre 27 de setembro e 7 de outubro, das 13h30 às 17h30, com exceção de domingo, dia 2 de outubro, sendo a entrada feita pelo Largo Mártires da Pátria.
Francisco Salgueiro nasceu em Montemor-o-Novo (Alentejo), em 1955. É fotógrafo e designer gráfico, desenvolvendo projetos fotográficos de longa duração no âmbito da Antropologia Social, com o objetivo de preservar a Memória e Identidade coletiva. Reside na ilha das Flores desde 1984, onde passa grande parte do ano, tendo ali chegado “porque queria sentir as emoções deste espaço, mas ao ser abençoado pela energia poética da ilha, resolveu fazer deste lugar também parte da sua vida”. Ao longo dos últimos 38 anos tem desenvolvido vários projetos fotográficos na ilha das Flores, foi responsável pelo restauro, desenho e montagem dos polos museológicos das Lajes das Flores e colaborou em diversos projetos com o antigo Diretor do Museu das Flores, João Gomes Vieira, falecido este ano e aqui retratado.
A mostra fotográfica que aqui nos traz faz parte de um longo projeto que começou há 25 anos e cujo objetivo é “retratar 10% da população residente na ilha das Flores e que pretende registar um tempo intemporal.”
O fio condutor de toda a sua obra é a preservação da memória, das vivências, da identidade coletiva e do património deste território.