A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no dia 3 de outubro às 17h00, a palestra “Espaço e Sustentabilidade”.
Dos mais de 4800 satélites em órbita, cerca de 100 são dedicados à observação da Terra. Nas últimas décadas, estes revolucionaram a nossa forma de viver, em grande parte impulsionada pela digitalização e pela velocidade da internet. Hoje, um cidadão com competências digitais pode adquirir imagens com resolução suficiente para observar uma embarcação de pesca, ou ainda medir a extensão de estragos de um incêndio no terreno.
Nesta sessão, Pedro Freire da Silva, Diretor de Tecnologia (CTO) do Laboratório de Observação da Terra (EO Lab) do AIR Centre (Atlantic International Research Centre) apresentará benefícios concretos da observação da Terra para o desenvolvimento sustentável, apontando exemplos de novos satélites de observação terrestre que serão lançados nos próximos anos.
Este evento está inserido na “World Space Week”, que decorre de 4 a 10 de outubro.
Nota Biográfica
Pedro Freire da Silva é Diretor de Tecnologia (CTO) do Laboratório de Observação da Terra (EO Lab) do AIR Centre (Atlantic International Research Centre). Formou-se em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico e tem mais de 20 anos de experiência em Sistemas Espaciais, Gestão de Projetos, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, com ênfase em investigação, desenvolvimento industrial, produtos e serviços. Coordena uma equipa multidisciplinar do AIR Centre desde 2019 nos Açores, na Ilha Terceira. O seu principal interesse é promover novas tecnologias e aplicações para abordar desafios societais. É autor de duas patentes, mais de 500 citações técnicas e científicas e encetou várias inovações para produtos em diferentes mercados no sector automóvel e espacial.