Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Rui Baeta Concerto Lírico/Rock | Temporada Cultural 2022

  • Música/Music
  • Teatro Angrense
  • 2022-10-15

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promove a realização do concerto “Rui Baeta Concerto Lírico/Rock”. Este concerto lírico/rock terá lugar no dia 15 de outubro, no Teatro Angrense, no Município de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, pelas 21h30. O evento acontece no âmbito da Temporada Cultural 2022 da Direção Regional dos Assuntos Culturais e tem o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Muitos músicos e intérpretes que levaram ao rubro, com as suas composições e criações musicais, as gerações últimas, são fãs incontestáveis de compositores ditos clássicos, como Beethoven, Mozart, Bach, Verdi, Bellini, Gounod, Bizet, entre outos. Estes génios foram uma sorte de estrelas rock do seu tempo. Se tivermos em conta que um dos mais conhecidos riff (sequência de acordes, notas, intervalos de um trecho musical) é bethoviano – o início da Quinta Sinfonia – e que só tem verdadeiro impacto com uma orquestra, nesse caso as afinidades são mais do que as diferenças.

Nas décadas de 60 e 70, por exemplo, o rock alcançou proporções sinfónicas. Para dar essa dimensão extra à música eletrificada, algumas bandas começaram a trabalhar a sua música com arranjos para orquestra, algo que se tornou bastante comum à medida que o rock se foi tornando um género clássico também. Bohemian Rapsody, dos Queen, por exemplo, tem claras inspirações clássicas.

O que o presente concerto pretende é precisamente formar públicos que entendam a qualidade da arte musical, independentemente do género, do estilo e da época. O evento será precedido de um workshop de voz. A formação vocal não é única do canto lírico. Uma boa colocação, impostação e emissão é conveniente a todos os que cantam – vejamos o exemplo de Freddy Mercury – e a quem usa a voz profissionalmente: atores, professores, locutores, conferencistas, e mesmo a todos os falantes, que, sabendo colocar, impostar e emitir a voz, evitariam problemas de saúde ao nível da otorrinolaringologia.

 

Com este Workshop, orientado pelo célebre barítono Rui Baeta, a DRAC, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, quer dar a oportunidade de aperfeiçoar o canto aos artistas não líricos e formar o sentido estético do público, no sentido de abranger géneros e estilos diversos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional dos Assuntos Culturais
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal
Telefone: (+351) 295 403 000

Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.