Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Santos da Casa fazem Milagres - Museus de Brincar

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Museu da Horta - Casa Manuel de Arriaga
  • 2022-09-23 às 18:00

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) promove no dia 23 de setembro, pelas 18h, mais uma edição de Santos da Casa fazem Milagres.

 Esta iniciativa insere-se no ciclo de Santos da Casa fazem Milagres, iniciado em 2021, que tem periodicidade quinzenal e decorrerá até 25 de novembro.

Apoiado pela DGArtes, este surpreendente empreendimento de criação e fusão experimental, denominado “Museus de brincar”, no qual o Museu da Horta é parceiro, é, na sua essência, um projeto-piloto de fusão entre passado das memórias, o presente da ação e o futuro de uma sociedade mais solidária. Junte-se-lhe criadores contemporâneos, que procurem ultrapassar as fronteiras das suas artes, polvilhe-se com investigadores académicos de diversas ciências sociais e regue-se tudo com testemunhos pessoais, de valor incalculável, daqueles que têm toda a vida de experiência e obtém-se uma miscelânea rica, mas de difícil destrinça. Há então que separar e esperar, enquanto leveda no espírito de um lugar. Após, há que colocar em formas, de livros, de exposições, de intervenções em lugares inusitados e instalações interpelativas. Colocar no forno até a imaginação chegar e está pronto a servir.

Com lançamento nacional nas Tertúlias do Arriaga, o livro “Museus de brincar” é uma experiência total, artística, histórica e radicalmente humana. É, em simultâneo, uma fonte de reflexão e aprendizagem dos diálogos possíveis entre criadores contemporâneos, historiadores, antropólogos, sociólogos e as próprias comunidades, reinventando a mediação cultural. É aconselhável a pacientes docentes, a trabalhadores de museus e bibliotecas e a todos aqueles que queiram deixar a sua marca no mundo, começando pela freguesia.

A entrada é livre.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 392784
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.