Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


No futuro também se usavam pincéis | Margarida Andrade

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2022-09-24 até 2023-01-22

EXPOSIÇÃO

No futuro também se usavam pincéis

Margarida Andrade

24 set. 2022 – 22 jan. 2023

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura a exposição No futuro também se usavam pincéisde Margarida Andrade, dia 24 de setembro.

Margarida Andrade, jovem artista açoriana, transporta-nos numa viagem que construiu a partir dos Açores sobre a possibilidade de uma 10.ª ilha e de uma civilização que a habita. É uma ficção que a artista constrói através de peças de cerâmica, literatura, achados e desenhos e é também uma possibilidade de imaginarmos um futuro ou um passado que está para além do nosso entendimento na exposição “No futuro também se usavam pincéis”.

No âmbito do projeto, Margarida Andrade escreveu A Décima Ilha, livro que pretende alertar para o eminente perigo que as alterações climáticas representam quando associadas à (in)atividade humana e que será lançado no dia da inauguração da exposição.

No futuro também se usavam pincéis quer trazer este mundo para lá do apocalipse. Quer acreditar que, apesar do fim do mundo ser já inevitável, haverá um outro à nossa espera, do outro lado. As peças criadas de forma quase compulsiva servem de escape, de bloqueio, evitando a criação de outros cenários menos cómodos. – Margarida Andrade

 

Margarida Andrade
Nasceu na ilha de São Miguel, em 1996.
Aos dezoito anos, seguiu rumo a Lisboa para estudar Pintura na Faculdade de Belas Artes, onde teve a primeira exposição individual, Ensaio para um Jardim (2016), na Galeria 78/80, o que lhe proporcionou outras exposições coletivas em Lisboa, Cascais, Viana do Castelo e Algarve.
Fora de Portugal, foi selecionada para representar Portugal no Art Camp em Andorra (2016) e Malta (2017), ambos organizados pela UNESCO.
De volta aos Açores, foi uma das artistas selecionadas no Concurso de Artistas Criadores do Festival Walk&Talk (2017), apresentando a exposição individual O mar torna o horizonte numa miragem, com curadoria de Marta Espiridião, na galeria Arco 8, em Ponta Delgada.
Em 2019, expôs na Sociedade Nacional de Belas-Artes e venceu, em conjunto com outros artistas, os Prémios CAT apresentados na Casa das Artes de Tavira (Algarve).
Depois de concluir o mestrado em Artes Visuales y Educación pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, trabalhou nos Serviços Educativos do Centro de Arqueologia de Lisboa por um ano.
Atualmente é coordenadora da Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural na CRESAÇOR – Cooperativa de Economia Solidária em Ponta Delgada (Açores).
Em paralelo, desenvolve o projeto artístico No futuro também se usavam pincéis, onde pretende alertar para o eminente perigo que as alterações climáticas representam quando associadas à (in)atividade humana.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.