Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do Mês | A vinha, a vindima e o vinho

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-09-01 até 2022-09-30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a mostra “Documento do Mês”, que no mês de setembro tem como tema “A vinha, a vindima e o vinho”.

No século XIX, a vitivinicultura era um setor proeminente da agricultura nos Açores, permitindo que o vinho se exportasse destas ilhas para o estrangeiro. Porém, o aparecimento de diversas pragas na vinha obrigou a grandes processos de replantação, na mudança de castas e das técnicas de cultivo.

A cultura da vinha foi introduzida nos Açores desde os primeiros tempos do seu povoamento. Esta era cultivada para satisfazer os hábitos alimentares dos seus primeiros habitantes, sendo plantada, sobretudo, em biscoitos, encostas e fajãs, lugares inapropriados para o cultivo de cereais.

Esta tomou uma importância assinalável em três das nove ilhas dos Açores: Pico, Graciosa e São Jorge, seguidas de Terceira, São Miguel, Santa Maria e Faial. Até meados do século XVII, o vinho era um produto maioritariamente considerado para consumo próprio.

Na Sala de Arquivo, poderá visitar documentos que nos descrevem as atividades inerentes a esta cultura, no mês em que normalmente decorrem as vindimas, embora, em alguns anos, esta se faça no mês de agosto, devido às condições climáticas.

Venha visitar a mostra e conheça melhor esta frutífera tradição.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.