Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do livro "A Industria Baleeira dos Açores"

  • Literatura/Literature
  • Fábrica da Baleia do Boqueirão
  • 2022-08-11 às 20:30

Lançamento do livro da autoria de José Carlos Garcia, representa um contributo para o estudo da indústria baleeira nos Açores, numa perspetiva antropológica, abordando questões como a “cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação do azeite de peixe do Brasil e a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana”.

Esta obra resulta de um extenso trabalho de investigação sobre a baleação açoriana, desenvolvida sob a orientação do Doutor Rui de Sousa Martins, membro da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores.

José Carlos Garcia, licenciado em sociologia, é investigador na área da antropologia da ilha do Pico, sobre a qual tem produzido trabalhos de temática patrimonial e museológica como os moinhos de água da Ribeira Seca, São Roque do Pico, Carlos Teixeira de Melo (1928-2016): Terapêutica e arte em Santo Amaro do Pico, a Fábrica da Baleia de São Roque do Pico, Roteiro da Fábrica da Baleia de São Roque do Pico e a indústria baleeira dos Açores.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo da Misericórdia
9970-315 Santa Cruz das Flores
Telefone: 292 592159
Fax: 292 593581

Ilha: Flores
Concelho: Santa Cruz das Flores


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.