Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


EXPOSIÇÃO “E Primeiro Era A Palavra: Quando Me Dás Ouro, Tenho O Céu"

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Carlos Machado - Igreja do Colégio
  • 2022-06-30 até 2022-09-30

 “A abóbada não caiu… a abóbada não cairá!” escreveu-nos Alexandre Herculano no século XIX.

 

É com este mote que a exposição se desvenda: da construção da abóbada do Capítulo do Mosteiro da Batalha do século XV, à escrita de Herculano no XIX; da claridade ao embaçado; da luz à sombra; do brilho ao fosco.

Em tudo o material contribui quando só a conservação é que a retira da fatalidade do espelho antigo: imprecisão, realidade pouco fiel. A matéria rasga o brilho, trazendo o reflexo inóspito e expressivo. Tudo morre e o esplendor fica cativo.  É assim que a nave da Igreja nos desvela “E Primeiro Era A Palavra: Quando Me Dás Ouro, Tenho O Céu”. A palavra como começo, sussurro, verdade, anunciação e prece. A exposição anuncia a terceira abóbada de Herculano. O autor encontraria uma ruída, outra erigida e esta refletida. O desvio é a força, ver mal ou não ver de todo para se ver bem. Tudo pode ruir, mas a abóbada permanecerá.

Durante três dias o Mestre Afonso Domingues aguardou sentado debaixo da abóbada por crer que esta não desmoronaria.

Como gentil exploradora do fio do tempo, a exposição principia nas três partes da abóbada, nos três dias, na trindade, no infinito – oito das pontas de um projeto que do século XIV ao século XXI, reconfigura palavras, estímulos e histórias.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu Carlos Machado
Convento de Sto. André
9500-075 Ponta Delgada
Telefone: 296 202930
Fax: 296 629504
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.