Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do Mês | “S. João: a cidade e as festas”

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-06-01 até 2022-06-30

Entre os dias 1 e 30 de junho estará exposta, na sala de consulta da Divisão de Arquivo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, a mostra “Documento do Mês”. Nesta edição destaca-se o Projeto para a Criação da Irmandade de São João Baptista na Cidade de Angra do Heroísmo, datado do ano de 1838, e pertencente ao Arquivo da Casa dos Condes da Praia da Vitória.

As festas em louvor a S. João – ou Sanjoaninas – são, na verdade, uma das tradições mais profundamente arreigadas na história da cidade. Na esquina onde a Rua da Sé se cruza com a Rua de S. João – e onde, durante as festas, é colocada uma imagem do santo – existiu outrora a Capela de S. João Baptista. Era costume, no dia 24 de junho de cada ano, celebrar-se uma missa nas varandas dessa capela, à qual assistiam os fidalgos da cidade, seguida de festejos na atual Praça Velha.

O período da ocupação castelhana marcou o início do seu declínio, e as festas de S. João perderam o seu fulgor antigo. Em 1819, a capela deu lugar a uma taberna pública, e a imagem do santo foi movida para a Catedral, para “afervorar a devoção”.

Após a Guerra Civil Portuguesa, a vitória da causa liberal reanimaria as antigas festas – a celebração do dia 22 de junho de 1828 era o pretexto ideal para as iniciar nesse dia, devolvendo à antiga tradição toda a sua glória perdida. A antiga capela, essa, passou a pertencer apenas à memória distante, mas as festas de S. João voltaram a ser um espetáculo efusivo de alegria e de cor. E é assim que ainda hoje as conhecemos: como um festim de luz, música, dança, e alegria pura.

Venha visitar o nosso “Documento do Mês”, bem como a mostra que o acompanha, e ficará a conhecer alguns dos pormenores desta fascinante história.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.