Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Capitalismo e Sistema Financeiro vs. Perspetivas Éticas

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-05-27

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “Capitalismo e Sistema Financeiro vs. Perspetivas Éticas”, que se realizará no dia 27 de maio pelas 18h, com a participação de Pedro Pita Barros e Nuno Martins.

Esta iniciativa pretende promover a discussão do Capitalismo além das suas características centrais, que engloba elementos como a noção de propriedade privada ou o papel das empresas e dos mercados como instrumento de organização de decisões económicas.

A influência deste sistema na Economia nem sempre é claro, introduzindo-se assim a ética como motivadora de princípios de justiça neste âmbito. Uma preocupação central de muitas sociedades desenvolvidas é garantir a equidade de distribuição de riqueza, gerando dilemas quando processos de decisão justos geram resultados que são considerados injustos.

 

Nota biográfica- Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, 54 anos, Doutorado em Economia.

Professor Catedrático da Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa. Detentor da Cátedra BPI | Fundação la Caixa de Economia da Saúde.

Formação: Licenciatura em Economia (1988). Mestre em Economia (1992). Doutor em Economia (1993). Agregação em Economia (1997).

Outras funções que exerce: Membro do EC Expert Panel on Effective ways of Investing in Health (por nomeação da Comissão Europeia)

Outras funções que desempenhou: Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (2013-2017). Presidente da Associação Europeia de Economia da Saúde (2013-2016).  Membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2005-2006). Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (1998-2000; 2009-2010). Membro do EC Mission Board for Cancer (Comissão Europeia) (2019-2020). Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2015-2021). Membro do Conselho Nacional de Saúde (em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) (2016-2021).

Distinções: Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Medalha de Serviços Distintos, grau ouro - Ministério da Saúde.

Investigação desenvolvida nas áreas de Economia da Saúde, Regulação Económica e Políticas de Concorrência. Editor das revistas cientificas International Journal of Health Economics and Management (editor-in-chief) e Health Policy.

Consultor de entidades públicas e privadas nas áreas de economia da saúde e de política de defesa da concorrência e regulação económica.

Mais detalhes curriculares em http://momentoseconomicos.wordpress.com/cv/.

Lista de publicações: aqui

 

Nota Biográfica – Nuno Martins

Nuno Martins é doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), tendo feito a agregação em História do Pensamento Económico também na Universidade Católica Portuguesa. Actualmente é professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa onde lecciona as disciplinas de História do Pensamento Económico e de Filosofia Social e Ética. Leccionou também na Universidade de Cambridge e na Universidade dos Açores. É membro do Cambridge Social Ontology Group, e do quadro editorial de várias publicações académicas. Publicou o livro The Cambridge Revival of Political Economy em 2013 pela Routledge, e diversos capítulos de livro internacionais, bem como numerosos artigos em várias revistas académicas internacionais nas áreas da Economia e da Filosofia, incluindo, entre outras, as seguintes revistas:

Economia: Cambridge Journal of Economics; Ecological Economics; New Political Economy; Review of Political Economy; Journal of Post Keynesian Economics; Journal of Economic Issues; Review of Social Economy, American Journal of Economics and Sociology; Journal of Economic Methodology; Economic Thought; Evolutionary and Institutional Economics Review.

Filosofia: Journal of Business Ethics; Journal of Global Ethics; Philosophica: International Journal for the History of Philosophy; International Journal of Philosophy and Social Values; Revista Portuguesa de Filosofia; Revue de Philosophie Économique; Journal of Critical Realism; Journal for the Theory of Social Behaviour.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.