Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


A (im) possibilidade de uma ilha

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Carlos Machado - Igreja do Colégio
  • 2022-04-05 até 2022-06-03

 

O Museu Carlos Machado inaugura dia 5 de abril, pelas 18h30, no Núcleo de Arte Sacra, na antiga Igreja do Colégio, a exposição «A (im) possibilidade de uma ilha» com curadoria de Vítor Teves e museografia de Joël Fernandes.

Toda a exposição parte da leitura do romance de Michel Houellebecq intitulado A possibilidade de uma ilha (2005) e procura criar um diálogo entre algumas peças do museu com algumas obras de artistas contemporâneos. O diálogo e a dualidade são essenciais para a compreensão de toda a exposição, que assenta na ideia base de que é urgente o confronto entre estéticas opostas como possibilidade para a pluralidade e diversidade visual e de pensamento, em oposição à progressiva uniformização das artes e letras noutros espaços e contextos

 

“É no jogo/confronto entre possibilidades e impossibilidades entre objetos diferentes que se poderá sedimentar toda a verdadeira reflexão e conhecimento sobre o fenómeno artístico. O observador nesta exposição tanto é convidado a ler um poema como a ouvir e a ver trechos de cinema ou ópera, é ele a verdadeira peça principal - aquele que detém a capacidade de livremente criar as suas próprias constelações/mapas/atlas mental. Este é um convite à vertigem e, por sua vez, à natureza da verdade das Formas. Um jogo entre Ilha e Mundo, entre Figuração e Abstração, entre Música e Silêncio, entre Arte e Literatura”.

Vítor Teves (Curador)

 

A exposição ficará patente de 5 de abril a 3 de julho, no Núcleo de Arte Sacra, antiga Igreja do Colégio e poderá ser visitada de terça-feira a domingo entre as 10h e as 17h30.

 

_________________

 

CURADORIA:

VÍTOR TEVES (n. 1983) – Nasceu em Ponta Delgada em 1983. É licenciado em História de Arte pela Universidade do Porto e possui pós-graduação em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela mesma universidade. É artista plástico e poeta. Enquanto poeta publicou Dentes tortos (2017), Cabra bem Cabra (2018), Lamarim (2019), Ninurta, Seguido de Apêndice Branca (2021). Foi em 2021 o sétimo vencedor do Prémio de Escrita da MiratecArts com o livro Arpoeiro (2021). Encontra-se representado em várias antologias e sítios de poesia, sendo de destacar a antologia da Universidade do Porto organizada por Isabel Morujão – 110 anos, 110 poetas. Enquanto artista plástico destaca-se as suas participações com a Galeria Monumental em Lisboa. Além de participar com o jornal Atlântico Expresso, prepara novo livro de poesia - Ócritus e As coisas importantes (2022) - e uma nova exposição na Casa da Cultura Carlos César, Lagoa (2023).

 

MUSEOGRAFIA:

JOËL FERNANDES (n. 1985) – É um arquiteto português com naturalidade suíça. Formado pela Universidade Lusíada de Lisboa, trabalhou com o arquiteto em Genève e em São Luís do Maranhão (Brasil) tendo colaborado em projetos de concurso e remodelação de espaços residenciais e comerciais. Regressa a Lisboa, em 2015, e participa em projetos de expansão turística para uma rede de hostels. Decide ir viver para São Miguel em 2017 onde começa a desenvolver trabalhos nas áreas de arquitetura, fotografia e design gráfico.

CONTACTOS PROMOTOR:

Convento de Sto. André
9500-075 Ponta Delgada
Telefone: 296 202930
Fax: 296 629504
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.