Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Formação: Iniciação às técnicas de tecelagem

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2022-02-10 até 2022-06-10

O Ecomuseu do Corvo informa que estão abertas as inscrições, até ao dia 28/02/2022,  para a formação: "iniciação às técnicas de tecelagem", que irá decorrer entre os dias 30 de maio a 10 de junho de 2022, em horário pós-laboral, no Pavilhão Multiusos do Corvo. As inscrições devem ser enviadas para o email: [email protected]
O curso é de frequência gratuita e tem um limite de inscrição de 8 formandos. A seleção é feita por ordem de inscrição.  Para mais informações contactar o Gabinete de Apoio Técnico ao Ecomuseu, através do telefone: 292596063 

A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.

Objetivos do curso:
·         Selecionar as matérias-primas;
·         Identificar e caracterizar os componentes do tear e a sua função;
·         Identificar e caracterizar os acessórios do tear e a sua função;
·         Montagem do tear;
·         Manusear o tear e seus acessórios;
·         Executar tecidos com base nas estruturas fundamentais e seus derivados;
·         Resolver problemas que surjam durante a laboração no tear.
Os conteúdos a abordar na formação:
·         Matérias-primas;
·         O tear e seu funcionamento: movimentos fundamentais;
·         Acessórios da tecelagem;
·         Tecidos com base nas três estruturas fundamentais e seus derivados;
·         Nó de tecedeira;
·         Correção da tensão da teia;
·         Alinhamento de liços.

O curso será ministrado por um formador com reconhecido trabalho e experiência em tecelagem, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português. Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do património e das tradições corvinas. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: [email protected]

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: https://www.facebook.com/museudoterritorio/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.