Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Homenagem a Maria José Cavaco

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2022-01-22

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, irá realizar no próximo dia 22 de Janeiro, às 16h00, uma homenagem a Maria José Cavaco, recentemente falecida.
Maria José Cavaco (1967 - 2022) foi uma das mais relevantes artistas plásticas dos Açores. O Arquipélago realizou em 2021 a sua exposição retrospetiva 'Lugares de Fractura' e para assinalar esse momento o livro que a acompanha será agora lançado.

A cerimónia, presidida pela Senhora Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Dra. Susete Amaro, contará com os testemunhos cúmplices de Igor Espínola de França, Paula Mota e Victor dos Reis, amigos da artista e companheiros do seu percurso artístico.

O livro agora lançado é certamente a obra mais completa sobre o trabalho desta artista e, para além de documentar visualmente a exposição, possui ensaios de Victor dos Reis, crítico, curador e professor das Belas Artes de Lisboa e de Maria do Mar Fazenda, historiadora de arte e curadora. É ainda publicada uma longa conversa entre Maria José Cavaco e João Mourão, diretor do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e curador da exposição da artista.

Nesta cerimónia o Arquipélago assinala também a aquisição da obra 'Cem Desenhos Vermelhos' para a coleção desta instituição e a doação, ainda em vida da artista, da peça 'História de Uma Princesa'. Estas duas peças de grandes dimensões enriquecem, assim, o núcleo de obras da artista que o Arquipélago possui na sua coleção e que irá permitir manter o legado da artista.

Nota: Deverão ser cumpridas as diretrizes emanadas pelas Autoridades Regionais de Saúde.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.