Depois de números dedicados às Nuvens (2018), Viagens (2019), Lugares e Não-lugares (2020), o novo tomo da revista Atlântida (LXVI, de 2021) é dedicado a Utopias / Distopias.
Número onde temos as artes plásticas (e aqui uma menção especial à capa, da autoria do reconhecido artista Carlos Carreiro), a fotografia e o cinema, bem como um dossiê coordenado pelo arquiteto Marcos Aguiar sobre Cidades Reais e Cidades Imaginadas. E onde se dá espaço a novas e reconhecidas vozes da literatura portuguesa e espanhola.
Número onde, fazendo jus à obra em que o tema se inspira, ou seja, à “Utopia”, de Thomas More, se parte da ilha e, por metonímia, do arquipélago para uma viagem pelo futuro ou, se se preferir, para um conjunto de abordagens que ensaiam perspetivas para esta década de 2020-2030, quer do ponto de vista das lideranças das diferentes forças partidárias, com assento na Assembleia Legislativa Regional, quer do ponto de vista de diferentes agentes sociais, como sejam o reitor da Universidade dos Açores, o Bispo de Angra, o bastonário da Ordem dos Advogados, entre tantos outros.
Assim, além da Educação, da Justiça e da Solidariedade, abordam-se outras matérias, como as finanças regionais, as comunicações ou as relações transatlânticas entre os EUA e a Europa, tendo em conta os Açores e Base aérea norte-americana existente na Terceira.
Ao falarmos de Açores, pensamos na natureza, imagem de marca da Região. Por isso, se incluem textos assinados por distintos professores da universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que se abordam os céus e a problemática da aviação na Região.
A riqueza deste número LXVI da revista Atlântida reflete, pois, não só a capacidade crítica e analítica de autores açorianos de diferentes áreas do saber e da criação, como também a atratividade da Região junto de autores de outras paragens. O que releva não só a vitalidade da revista Atlântida, como a sua projeção internacional e a sua capacidade de estabelecer pontes e diálogos com a diferença ou com a outridade.
Ficha técnica
Título Atlântida – Revista de Cultura 2021 |Volume LXVI
Edição Instituto Açoriano de Cultura | Ano de publicação 2021 | N.º de páginas 516
Periocidade Anual | Preço 30,00 | ISSN 1645-6815