Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência “Livro, eterno amigo: histórias da ilustração para a infância”

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-10-28 até 2021-10-29 às 18:00

Conferência “Livro, eterno amigo: histórias da ilustração para a infância

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a palestra “Livro, eterno amigo: histórias da ilustração para a infância”, com a participação do designer de comunicação Jorge Silva.

Esta iniciativa acontecerá em dois momentos, sendo o primeiro a 28 de outubro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca, e o segundo no dia seguinte, a 29 de outubro, pelas 21h00 na Academia da Juventude e das Artes, integrado no Festival Outono Vivo, numa parceria entre a instituição e a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

No decorrer destas palestras, o premiado designer português abordará a ilustração de livros infantis em Portugal, no século XX, nas perspetivas política, económica e cultural, bem como a influência das correntes artísticas que surgiram ao longo do século.

Depois do workshop “Livro, eterno amigo”, que aconteceu no passado mês de agosto, a Biblioteca volta a apostar na temática do livro infantil ao longo da história, ao organizar este evento.

Inscreva-se na sessão a decorrer na Biblioteca, através do número 295 401 000 ou enviando e-mail para sij.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

Biografia de Jorge Silva: Designer de comunicação, especializou-se no design e direção de arte de jornais e revistas, e com eles ganhou, entre 2000 e 2004, 40 prémios da americana SND, “Society for News Design, pelo seu trabalho como designer e diretor de arte n' ”O Independente”, no “Público” e na revista “Lx Metrópole”. É membro da AGI, “Alliance Graphique Internationale”, desde 2012.

Paixão de uma vida inteira, a ilustração editorial, que aprendeu no jornal “Trotskista Combate” ao longo dos anos 80 e 90, tem-lhe trazido muitas alegrias, prémios, curadorias, e um blog, o “Almanaque Silva”, onde conta, desde 2011, histórias da História da ilustração portuguesa. Teve vida breve como ilustrador nos anos 80 e 90, com colaborações no “Expresso”, “O Jornal” e “O Independente”. Em 2014, a galeria da editora Abysmo abriu portas ao Salão Silva, memória gráfica de 26 anos de cumplicidade com os ilustradores portugueses.

Com o ateliê silvadesigners, fundado em 2001, inventou uma sardinha que se tornou ao longo dos anos a genuína imagem de Lisboa, cidade onde nasceu há 63 anos, e com o qual tem contribuído para a criação e desenvolvimento de marcas da vida lisboeta ligadas à programação cultural de entidades públicas como a EGEAC e a Câmara Municipal.

Coleciona compulsivamente ilustração, em todos os suportes possíveis, de livros a carteiras de fósforo, e tornou-se freguês assíduo das leiloeiras, onde arrebata por pequenas fortunas grandes tesouros da ilustração portuguesa. A coleção de originais e impressos dá pelo nome de Biblioteca Silva, base para as suas aventuras mais recentes como investigador e curador. Tem criado exposições anuais e catálogos para a Festa da Ilustração, em Setúbal, para a Casa da Cerca, em Almada, e para o Clube de Criativos de Portugal. A difusão pública do seu acervo originou duas coleções de livros, a Coleção D, na Imprensa Nacional, e a Biblioteca Silva, sob a chancela da editora Abysmo.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.