Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do Livro "Como Salvar um Planeta Doente"

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Teatro Micaelense
  • 2021-10-14 às 18:30

Ao longo do livro, o autor descreve a evolução da pandemia e as diversas vicissitudes que foram surgindo, analisando os erros que levaram aos terríveis resultados dos nossos dias, mas também identifica os pontos positivos com relevo para o programa económico do Presidente Biden e o Plano de Recuperação da União Europeia, confrontando-os com respostas bem mais débeis a crises económicas anteriores.

A economia tem um papel importante no livro, sublinhando a necessidade de finanças activas, de mercados financeiros sólidos e de uma maior cooperação internacional para enfrentar problemas comuns.

“É preciso que deixem de existir sociedades a várias velocidades, nas quais tudo é fácil para uns e muito difícil para outros”, escreve Eduardo Paz Ferreira. “Uma reforma fiscal socialmente justa deve por cobro à discriminação dos rendimentos do trabalho em relação aos do capital”.

As análise e reflexões de “Como Salvar um Mundo Doente” vão desde “o extraordinário progresso da científico e tecnológico na área das vacinas” que o novo coronavírus produziu, até à alteração do pensamento económico dominante: “É evidente que a pandemia foi indutora da ponderação de formas alternativas de conceção das relações entre o Estado e os cidadãos, e entre as várias comunidades de cidadãos, e que o pensamento que emerge da crise convida a um modelo diferente de sociedade”.

O livro será apresentado por Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social e do Novo Banco Açores, Duarte Melo, figura cimeira da cena cultural e religiosa da Região e Pilar Damião de Medeiros, professora da Universidade dos Açores e autora de estudos da maior importância, premiados internacionalmente na sequência de uma carreira universitária que passou por universidades europeias e americanas do maior relevo.

Entrada livre

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo S. João
9500-106 Ponta Delgada
Telefone: (+351) 296 308 340
Fax: (+351) 296 308 344
Email: teatro@teatromicaelense.pt

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.teatromicaelense.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.