A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove, nos dias 14 e 21 de outubro, e 11 de novembro, entre as 16h00 e as 17h30, a realização de um ciclo de seminários online, intitulado “Entre o digital e o presencial: Que futuro para os museus açorianos?”, através da página de Facebook da DRC (facebook.com/culturacores).
Inspirado no tema lançado pelo Conselho Internacional de Museus em Portugal (ICOM) para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2021, e com vista a refletir a transformação profunda da sociedade e, em particular, dos museus e seus profissionais, o ciclo de webinars visa igualmente debater a literacia e estratégia digital dos espaços museológicos regionais.
Assim, no dia 14 de outubro, o primeiro seminário subordinado ao tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que contará com as intervenções de Nuno Ribeiro Lopes e Sara Barriga, moderadas por Teresa Mourão, debaterá as estratégias dos museus na valorização não só do património cultural, como na mediação cultural e na sua responsabilidade social, no que concerne às acessibilidades e à inclusão de diferentes públicos.
Nuno Ribeiro Lopes, arquiteto, licenciado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1977 e membro do ICOMOS-Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, exercendo cargos nos órgãos sociais do ICOMOS-Portugal desde 2007, foi docente convidado no Mestrado em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico da Universidade de Évora, e formador em cursos de Reabilitação de Edifícios em Núcleos Urbanos Antigos da Universidade de Coimbra, em 2011 e 2012. Incumbido do projeto e obra do Bairro da Malagueira, em Évora, de 1979 a 1996, diretor do Departamento do Centro Histórico de Évora, de 1996 a 2002, foi responsável pelas candidaturas, junto da UNESCO, da “Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico” (2003), classificada como Património Mundial da Paisagem Cultural, em 2004, e da “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia” (2012), classificada como Património Mundial, em 2013. É autor de vários projetos e obras, entre eles, nos Açores, a Casa de Apoio à Montanha do Pico, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, obra selecionada para o prémio de Arquitetura Contemporânea “Mies Van Der Rohe”, em 2009, pela União Europeia. Foi Diretor Regional da Cultura dos Açores, de 2012 a 2018.
Sara Barriga Brighenti, especialista em museus, educação e programação artística, é atualmente subcomissária do Plano Nacional das Artes. Foi diretora do Museu do Dinheiro do Banco Central de Portugal, responsável pela instalação do Museu, plano de exposições, edições, programas públicos e projetos com as comunidades. Antes, tinha sido coordenadora de educação do Museu Casa das Histórias Paula Rego e assessora para os setores de educação e envolvimento de públicos em teatros, museus e património cultural. Assessora do Ministério da Educação para o currículo do ensino artístico especializado, participou em projetos-piloto da UNESCO e do Alto Comissariado para as Migrações relacionados com as artes, cultura e educação. Formadora de educação em museus, programação cultural, e professora de arte, trabalha como mediadora independente para museus de arte contemporânea e património em Portugal.
Teresa Mourão é diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), desde 2016, tendo desempenhado anteriormente o cargo de Chefe de Divisão de Museus e Credenciação do mesmo departamento, entre 2012 e 2016. Representante da DGPC no Observatório Ibero-Americano de Museus do Programa Ibermuseus e na Delegação Portuguesa na International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), representando Portugal no Grupo de Trabalho de Museus e Memoriais. Foi técnica superior do Instituto Português do Património Arquitetónico e do sucedâneo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico. É licenciada em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Museologia e Património Cultural, pela mesma faculdade, e pós-graduada em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo pelo Instituto Universitário de Lisboa.