Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Palestra inaugural da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-10-14 às 18:00

Palestra inaugural da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no dia 14 de outubro, pelas 18h00, a palestra “As Ilhas Desconhecidas (1927), obra maior de Raul Brandão”, proferida por Vasco Medeiros Rosa, evento que assinala a inauguração da exposição “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”.

A obra “As Ilhas Desconhecidas”, de Raúl Brandão, serviu de inspiração para a exposição, que reúne o contributo de diversos artistas.

Vasco Medeiros Rosa, investigador literário que se tem debruçado sobre a vida e obra do escritor, estará na Biblioteca, a abordar a temática do seu livro “Raul Brandão e os Açores: motivo, edição e recepção de As Ilhas Desconhecidas, notas e paisagens, de 1927”, fazendo uma contextualização do tema da exposição inaugurada neste dia.

Sob o título “A Génese Paisagística das Ilhas: Mar e Céu”, esta mostra reúne um conjunto de obras dos artistas plásticos Carolina Rocha e João Queiroz, e um conjunto de fotografias de Antero Ávila, Bruno Ázera, Carlos Mendes, Jorge Blayer Góis, José Ávila, Kathleen Rita, Nelson Silva, Pepe Brix e Rui Soares, que integram imagens de cada uma das nove ilhas do arquipélago.

Para além da palestra inaugural, no decorrer da exposição, que estará patente até 31 de janeiro de 2022, estão previstas diversas conferências sobre a temática das ilhas açorianas.

Inscreva-se para assistir a esta iniciativa, até ao dia 13 de outubro, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (inscrições limitadas).

 

Biografia Vasco Medeiros Rosa: É editor, investigador literário e jornalista. Publicou em 2019 “Raul Brandão e os Açores”. Motivo, edição e receção de «As Ilhas Desconhecidas. Notas e paisagens». Fez conferências no Instituto Açoriano de Cultura, de Angra do Heroísmo, sobre Raul Brandão e sobre Vitorino Nemésio, de quem prepara dois volumes de “Jornal Disperso 1916-78”. Colaborador das revistas “Atlântida”, “TranseAtlântico” e “Grotta” e do suplemento de “Artes e Letras” do “Açoriano Oriental, tem dedicado atenção crescente a temas açorianos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.