Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Santos da Casa Fazem Milagres

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Carlos Machado - Igreja do Colégio
  • 2021-09-24 até 2021-12-31

O Museu Carlos Machado apresenta a Exposição de Fotografia de Paulo Goulart, SANTOS DA CASA FAZEM MILAGRES, com inauguração no Núcleo de Arte Sacra do Museu no dia 24 de Setembro pelas 18.00 horas.

Um projecto com a Curadoria de João Vilela Geraldo que procura, de uma forma singular e original, evidenciar o lado humano dos cuidadores das pequenas ermidas da ilha de São Miguel.

Espaços e património que vão muito para além da catalogação de edificado, e que encerram tradição e memória de cada região. 

É essa memória, que a fotografia transforma em testemunho presente, que é importante realçar. Muito mais que paredes e estruturas, chão e portas que deixaram há muito de ter rotinas diárias de culto e presença, as ermidas são um símbolo do micro-cosmos social e cultural da ilha, e do factor humano num destino que usa e abusa da sua vertente “natural”.

São esse guardiães, da memória e património, que a fotografia de Paulo Goulart revela. 

Esquivos, conversadores, fugidios, intimistas.

Dentro e fora das portas cujas chaves guardam com devoção.

Pessoas como os espaços que por vezes os protegem, outras os encerram, talvez os libertem uma que outra ocasião.

Nenhum espaço é maior do que o cuida e conhece os cantos.

E é esse o poder da fotografia, o de contar.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Dr. Carlos Machado s/n
9500-105, Ponta Delgada
Tel. 296 20 29 30/31
Email: museu.cmachado.info@azores.gov.pt

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/


  • Imprimir
  • -->

    Pesquisa

       
         

    //and this too!

    Em Foco:

    A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

    Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

    A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

    A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.