Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Lançamento do livro “Tratado do Cante (Contributo)”

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
  • 2021-09-24 às 18:00

Nota Informativa

Lançamento do livro “Tratado do Cante (Contributo)” na Biblioteca Pública da Horta

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça promove o lançamento do livro “Tratado do Cante (Contributo)” de José Francisco Pereira e Maria Eduarda Rosa, que irá decorrer no Auditório desta instituição no dia 24 de setembro às 18:00h.

A apresentação dos livros ficará a cargo dos autores.

José Francisco Pereira, natural de Montoito, Redondo, em Évora, é autor do livro “Corais Alentejanos” (1997) e co-autor do livro “Capelinhos: A Volcano of Synergies, Azorean Emigration to America” (2008).

Para além de ser investigador e co-responsável pelo livro-mãe “Capelo 400 anos” (2001) e pelo livro de actas do I Congresso de Cante “Que modas?...que modos?” (2005), é também escultor com o pseudónimo de Al-Zéi, tendo participado em diversas exposições no Alentejo, nos Açores, na Ilha Reunião e Toronto. Atualmente faz parte do Grupo À Capela com Maria Eduarda Rosa.

Maria Eduarda Rosa, natural do Capelo, ilha do Faial, é licenciada em Literaturas Modernas, com variante em Português e Francês, e frequentou o Mestrado em Literatura Comparada. Foi professora de língua Portuguesa e Literatura Infantil na Escola do Magistério Primário de Beja, de 1981 a 1985, onde fez um trabalho de recolha e divulgação de poesia e música popular alentejana.

Dedica-se à música desde a infância através de vários instrumentos (bandolim, viola, flauta, etc.), tendo criado e integrado vários conjuntos musicais. Além de se dedicar à música é pintora com o pseudónimo de MER, tendo participado em diversas exposições em Setúbal, Lisboa, Açores e Toronto.

Colabora em diversos jornais no Alentejo, Setúbal e Açores e é autora dos seguintes livros: “Os trabalhos de Psique” (1994); “A Guardadora do Tesouro e a Vara de Ouro” (1998); “Bernarda, a peregrina do mistério” (2001); “Coração do Mar” (2006); Capelinhos: A Volcano of Synergies, Azorean Emigration to America (2008); co-responsável pelo livro-mãe “Capelo 400 anos” (2001) e o livro de actas do I Congresso de Cante “Que modas?...que modos?” (2005).

Devido às medidas de segurança COVID 19, as entradas serão livres, mas condicionadas ao levantamento prévio do respetivo ingresso até ao dia 24 de setembro às 17:00h, na receção da BPARJJG.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt .

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Walter Bensaúde, 14
9900-142 Horta

Telefone: 292 202550
Fax: 292 391344

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: https://bparjjg.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.