Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


1.ª Campanha do Património do Corvo

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Todos
  • 2021-09-13 até 2021-09-26

Nos próximos dias 13 a 25 de setembro irá decorrer no Corvo a primeira Campanha do Património.

Com esta atividade pretende-se realizar diferentes ações, sendo de destacar a campanha de prospeção arqueológica no lugar do Engenho; a intervenção arqueológica no moinho do Caldeirão; os trabalhos de conservação preventiva em espólio do Ecomuseu, nomeadamente de um tear; as sessões de sensibilização patrimonial e, para o público mais jovem, a dinamização da atividade ”arqueólogo por um dia”.

Pretende-se com esta campanha promover o conhecimento da História da ocupação do território por parte desta comunidade secular; salvaguardar, valorizar e comunicar o património da ilha do Corvo; aprofundar o conhecimento acerca da produção de pastel-dos-tintureiros (Isatis tinctoria) na ilha do Corvo; proceder ao levantamento da mó encontrada num terreno particular, na zona do Engenho; Identificar e registar a restante estrutura que pertenceria ao engenho de pastel e cuja localização é desconhecida e proceder a uma intervenção arqueológica no moinho de maré do Caldeirão.

Em simultâneo pretende-se realizar, para a comunidade, ações de sensibilização para o Património e a apresentação pública dos resultados obtidos na campanha, bem como visitas de campo a sítios arqueológicos já identificados. Para os mais jovens está prevista a atividade “arqueólogo por um dia” .

CONTACTOS PROMOTOR:

Ecomuseu do Corvo -
Canada do Graciosa - 9980-031 VILA DO CORVO
Telef. 292 596 063
E-mail: ecomuseu.corvo.info@azores.gov.pt

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ecomuseu-do-corvo/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.