Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do Mês | setembro

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2021-09-01 até 2021-09-30

Documento do mês

Carta de D. Luís, rei de Portugal, onde nomeia Jácome de Ornelas Bruges como governador civil do Distrito de Angra do Heroísmo (28 de janeiro de 1868)

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês”, que em setembro será a Carta de D. Luís, rei de Portugal, onde nomeia Jácome de Ornelas Bruges como governador civil do Distrito de Angra do Heroísmo, em 28 de janeiro de 1868.

Este documento, que integra o vasto arquivo da Casa dos Condes da Praia da Vitória, nomeia, pela segunda vez, o então visconde de Bruges como governador civil do Distrito de Angra do Heroísmo.

Para além destas duas nomeações, Jácome de Bruges desempenhou o cargo de governador civil de Angra do Heroísmo por mais três vezes: entre 11 de outubro de 1877 e 31 de janeiro de 1878, entre 3 de junho de 1879 e 26 de março de 1881 e entre 13 agosto de 1886 e 20 janeiro de 1889.

Nascido em Santa Luzia a 14 de dezembro de 1833, Jácome de Ornelas Bruges Paim da Câmara, filho primogénito de Teotónio de Ornelas, 1º conde da Praia da Vitória, foi uma figura de relevo na sociedade terceirense da época, pelos diversos cargos políticos e sociais que desempenhou.

Na politica, foi também governador civil de Ponta Delgada, deputado às Cortes, e chefe do Partido Progressista na ilha Terceira.

A nível social, foi grande impulsionador da cultura e agricultura, quer na ilha Terceira, quer na ilha de São Miguel, fundando ou participando em diversas instituições e comissões, tais como a Sociedade Promotora das Artes e das Letras de Angra, Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense e Sociedade Agrícola do Distrito de Angra do Heroísmo.

Conheça o documento que o nomeia como governador civil, visitando a Sala de Consulta de Arquivo, da Biblioteca.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.