Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Poder & Tradição - Mostra de uma Jambiya aseeb do Iémen

  • Exposições/Exhibitions
  • Aerogare Civil das Lajes
  • 2021-07-05 até 2021-09-30
Poder & Tradição
Mostra de uma jambiya aseeb do Iémen
_
A Jambiya tem as suas raízes nos territórios do Sul da Península Arábica, atual Iémen (al-Yaman). Constitui um dos mais proeminentes objetos da cultura iemenita, assumindo um significado social que transcende em muito a sua natureza como arma de gume ou adereço de vestuário. Enquanto adaga, se bem utilizada, é uma arma temível. Porém, a partir da década de 1960, o seu uso, embora generalizado, remeteu-se à dimensão social e simbólica. Este exemplar do tipo aseeb possui uma lâmina (nasla) larga, curva, de dois gumes e com uma nervura central. O punho (ra’s), a parte mais relevante da Jambiya, aparentemente em “chifre” de rinoceronte, está em grande parte revestido com trabalho de filigrana em prata, predominando os motivos geométricos, combinados com apontamentos de inspiração fitomórfica. A bainha (asib) com decoração idêntica na face exterior, suspende do cinto (hizam) em tecido, com fios de algodão e de prata, seguindo também um padrão geométrico. Esta jambiya integra a Unidade de Gestão de Militaria e Armamento do Museu de Angra do Heroísmo.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt/exposicoes-temp/2021/07-poder-tradicao/exposicao.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.