Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Programa PARES 2021

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2021-01-11 até 2021-02-05

Anda&Fala promove 3ª edição do PARES para apoiar a atividade artística nos Açores

Candidaturas até dia 5 de fevereiro de 2021

 

A Anda&Fala - Associação Cultural promove a 3ª edição do PARES – Programa de Apoio à Atividade Artística nos Açores, destinando 5000 euros para apoiar artistas e agentes que desenvolvam o seu trabalho na região, através da atribuição de bolsas de financiamento a atividades de criação artística, apresentação e circulação de artistas e projetos.


O programa PARES está aberto a candidaturas em todas as áreas de expressão artística contemporânea - artes visuais, artes performativas, música, literatura e cinema, desde que envolvam atividades nos âmbitos da criação, apresentação e circulação, dentro ou fora da região dos Açores. O programa apoia artistas e agentes sediados nos Açores e está também aberto a pessoas oriundas de outras geografias que elejam o arquipélago para desenvolver os seus projetos.


Adquirir materiais ou alugar equipamentos para uma exposição, concerto ou performance, traduzir um texto para publicação internacional, fazer uma residência artística em Portugal ou no estrangeiro, pagar a inscrição num seminário ou viagens de artistas e peritos para participarem em eventos na região, são alguns dos exemplos de atividades que o PARES pretende ajudar a concretizar.

O programa atribui bolsas de micro financiamento, com um valor mínimo de 250 euros e máximo de 750 euros por candidatura, prevendo distribuir o total de 5000 euros anuais por até 20 atores ou agentes artísticos, cuja escala de atuação não lhes permite aceder a outros apoios ou fontes de financiamento, mas cujo trabalho é fundamental para potenciar a atividade artística e garantir a sustentabilidade do ecossistema cultural açoriano.

Em 2021, a terceira edição do PARES terá 1 Fase de apreciação, com candidaturas submetidas até ao dia 5 de fevereiro, com atividades a serem concretizadas até 31 de janeiro de 2022. As candidaturas serão avaliadas pelo júri do programa PARES, constituído por dois elementos da direção artística da Associação Anda&Fala - Jesse James e Sofia Carolina Botelho, e um elemento convidado, de reconhecido mérito na área da cultura.

O regulamento do programa PARES 2021 encontra-se disponível em www.andafala.org/Pares_2021, as candidaturas e pedidos de esclarecimento devem ser enviados para [email protected].

CONTACTOS PROMOTOR:

Anda&Fala - Associação Cultural
[email protected]


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.