Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Vitrine de Curiosidades | Massajador Vibratório

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2021-01-12 até 2021-02-07

A 21ª edição da mostra Vitrine de Curiosidades, patente até 7 de fevereiro na Sala Edifício de São Francisco | Memórias, destaca um massajador vibratório, vulgarmente conhecido como “Veedee”.

Estes aparelhos tornam-se objetos de uso comum logo no início do século XX, sendo publicitados como uma cura eficaz para praticamente todo o tipo de doenças, desde problemas respiratórios, renais e dermatológicos, a tratamento de tumores, constipações, 'influenza', surdez e hemorroidas. Eram também recomendados como panaceia para obesidade, flatulência, insónia e histeria feminina, o que os levou a que fossem considerados precursores dos atuais vibradores.

O modelo em destaque funcionava ainda a manivela, mas vulgarizam-se também modelos elétricos, com aspeto semelhante ao de secadores de cabelo. A manivela, quando rodada, acionava o mecanismo vibratório, produzindo um efeito de massagem, mediante o posicionamento da extremidade dotada de um disco ou de uma bola sobre a parte do corpo a estimular.

O termo 'Veedee' deriva da expressão latina 'Veni Vidi Vici' (chegar, ver e vencer) e está associada ao nome da companhia inglesa “Veedee” que os produziu entre 1900 e 1915.

Mais informação sobre esta peça pertencente à Unidade de Gestão de Ciência e Tecnologia do MAH pode ser encontrada no boletim informativo enviado em anexo e que se encontra arquivado na seção “Coleções” do sítio do Museu de Angra, acessível através do seguinte link: https://museu-angra.azores.gov.pt/vitrine.html

A rubrica Vitrine de Curiosidades retoma as conotações de maravilha, singularidade e diferença inerentes aos Gabinetes de Curiosidades, antecessores dos atuais museus, em que, durante o Renascimento, e na sequência dos Descobrimentos, se acumulavam seres, objetos e obras consideradas raras e estranhas. Constituindo-se como uma oportunidade de estudar o notável acervo de que esta instituição é detentora, bem como de o divulgar junto dos seus visitantes e frequentadores, no âmbito desta mostra são exibidas mensalmente peças das coleções do Museu de Angra do Heroísmo que, pela sua origem, natureza, função ou possuidor, se consideram ser capazes de atrair a atenção, despertar a imaginação e estimular a reflexão, dando a conhecer outras realidades espaciais e temporais.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.