Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CulturAçores – Revista de Cultura n.º 12

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Todos
  • 2021-01-07 até 2021-12-31

Nota Informativa

Desafios e respostas da Cultura insular na pandemia

 é tema central na CulturAçores – Revista de Cultura

Direção Regional da Cultura

 

A CulturAçores – Revista de Cultura, publicação semestral editada pela Direção Regional da Cultura (DRC), dedica o seu 12.º número aos desafios e respostas da Cultura insular, em tempo de pandemia.

A Revista documenta os esforços encetados pelos serviços sob a tutela cultural açoriana, perante as excecionais circunstâncias pandémicas que, de forma abrupta, impuseram a reestruturação do regular funcionamento de museus, bibliotecas e organizações culturais no arquipélago. Desde o encerramento de portas ao teletrabalho, à manutenção de espaços e bens patrimoniais, passando pela realização de formações online, pelo uso e aprofundamento de estratégias digitais, foram várias as respostas usadas pelo setor para se adaptar, reinventar e atalhar o distanciamento físico.

Outros conteúdos preenchem a CulturAçores – Revista de Cultura, n.º 12, referentes a projetos anteriores ao período pandémico, como a exposição dedicada ao espólio do pintor micaelense Domingos Rebêlo (1891-1975), no Museu Carlos Machado, que, ao reunir seis décadas de produção artística, retrata a visão perene das tradições e vivências do povo açoriano; a exposição Desvendar: Uma Mostra da Coleção ARQUIPÉLAGO, que expõe parte do acervo do Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande; a exposição virtual A Água,  promovida pela Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, que une os seus parceiros em torno da temática dos recursos hídricos; e ainda o facto de o património subaquático açoriano ter recebido a importante distinção de Marca Europeia da Cultura.

Recorde-se que, desde o seu 1.º número, lançado em 2014, a Revista está inserida numa estratégia alargada de divulgação, sendo expedida para cerca de 800 entidades culturais, entre elas, todos os departamentos da administração local, regional e central, além da totalidade dos museus regionais e nacionais; redes, organizações e associações culturais, quer insulares, quer continentais, e no estrangeiro; institutos e centros de arte; núcleos de documentação, bibliotecas e departamentos universitários; além de entidades do setor turístico; órgãos de comunicação social; entre outros.

A CulturAçores está disponível para compra ou subscrição, sendo editada em formato impresso e digital, através do portal Cultura Açores, a presença oficial da Direção Regional da Cultura açoriana na internet, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt.

 

Angra do Heroísmo, 9 de dezembro de 2020

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional da Cultura
Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000

Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt
drac.cca@azores.gov.pt - Centro de Conhecimento dos Açores
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.