Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Wrapped Entities" de Paulo Ávila Sousa

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2020-10-01 até 2020-12-31

Esta exposição explora a dualidade da fusão de objetos orgânicos e não orgânicos, colocando a questão da possibilidade, entre tantas outras, de unificação da matéria, de simbioses entre vida e não vida.

 

Fá-lo tendo como referência a filosofia de Timothy Morton e o modo como o aquecimento global está a alterar lentamente os nossos padrões de vida e a relevar a acuidade de olharmos para todos os seres com quem coabitamos no planeta, pois a nossa sobrevivência é indissociável da vida que nos rodeia. Assim, explorar maneiras de falar sobre essas formas de vida e seres ecológicos em grande escala é uma prioridade.

São várias as interrogações que a exposição levanta, nomeadamente o que têm os materiais nucleares, o nosso sistema solar ou a propagação do corona vírus em comum? Entidades viscosas não-locais, massivamente distribuídas no tempo e no espaço, envolvem temporalidades diferentes das da escala humana. São hiper-objetos. E nós, humanos, presos em loops algorítmicos, somos poemas sobre o hiper-objeto Terra. E necessitamos de outros modos e formas de as enunciar, de as dizer, que sejam capazes de capturar a sua animação e que não as reduzam a substâncias aborrecidas. Por exemplo, há mais escalas e camadas do que supomos, pois parece que o todo é sempre menor que a soma das partes. São várias entidades e infinitos dentro de um mesmo ser. Entidades embrulhadas em entidades. Uma estranheza enorme. Um sem fim de questões à procura de um olhar, à espera de reflexão.

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.