Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição EPICENTRO: MILAGRE

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2020-09-27 até 2021-01-10

EXPOSIÇÃO

EPICENTRO: MILAGRE

27 set 2020 - 10 jan 2021

 

ARTISTAS | Berru, Francisco Lacerda, João Ferreira, Tito Mouraz, Vincent Moon & Priscilla Telmon

CURADORIA TREMOR | António Pedro Lopes, Joaquim Durães, Luís Banrezes, Márcio Laranjeira

 

O Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas acolhe a partir de 27 de setembro a exposição "Epicentro: Milagre", com a curadoria Tremor, de António Pedro Lopes, Joaquim Durães, Luís Banrezes e Márcio Laranjeira.

Nesta exposição, os artistas Berru, Francisco Lacerda, João Ferreira, Tito Mouraz, Vincent Moon & Priscilla Telmon respondem ao desafio lançado pelo festival Tremor: pensar e representar a identidade açoriana. O circuito expositivo pretende assim contribuir para uma reflexão em torno dos conceitos associados ao território e será composto por trabalhos que tocam o som, a fotografia, o cinema e a instalação.

"Epicentro: Milagre" não cabe nos limites do que conhecemos das leis naturais, deslizando, por isso, para a fé, a crença, o delírio, a imaginação sobre a criação e destruição da natureza e da cultura, o espantoso divino, tremor, terror e o “seja o que deus quiser”. A exposição olha a forma como a especificidade da ilha molda uma identidade cultural, a açorianidade à imagem de Vitorino Nemésio, apresentando artistas cujas obras e pesquisas incorporam o documental, o ficcional, a fantasmagoria ou o convite à imersão.
Artistas que trabalham o som, a fotografia, o cinema e a instalação como disparadores do processo criativo e que foram desafiados para residências artísticas, experimentação e investigação, produção de pensamento e performance, para criar uma pluralidade de perspetivas sobre este território natural e cultural. “

//

+info http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/programacao/epicentro-milagre

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


  • Imprimir
  • -->

    Pesquisa

       
         

    //and this too!

    Em Foco:

    A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

    Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

    A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

    A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.