Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Palestra - Pedro da Silveira: crítico e historiador literário

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2020-09-11 às 21:00

Data: 11 de setembro

Hora: 21:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

Na semana em que se assinala o 98.º aniversário de nascimento do poeta açoriano Pedro da Silveira (5 de setembro de 1922), a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe, no dia 11 de setembro pelas 21h00, o investigador Vasco Medeiros Rosa para uma palestra subordinada ao tema “Pedro da Silveira: crítico e historiador literário”.

 Conhecido como o poeta de “A Ilha e o Mundo”, o escritor, natural da ilha das Flores, desenvolveu um notável percurso como estudioso da história da literatura, o que fez dele, na opinião do palestrante “uma das figuras mais relevantes da cultura açoriana” o que lhe permitiu também ascender aos mais altos cargos da Biblioteca Nacional.

 Esta iniciativa faz parte de um ciclo de palestras que Vasco Medeiros Rosa irá proferir nos Açores, com o apoio da Câmara Municipal das Lajes das Flores, de onde era natural Pedro da Silveira.

 O livro “Fui ao Mar Buscar Laranjas”, que reúne parte da obra do escritor florentino, estará disponível para venda durante o evento, numa parceria com o Instituto Açoriano de Cultura, responsável pela sua edição.

Garanta a sua presença nesta iniciativa, enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected] (limitado a 20 pessoas).

 

Vasco Medeiros Rosa é editor, investigador literário e jornalista. Publicou em 2019 Raul Brandão e os Açores. Motivo, edição e recepção de «As Ilhas Desconhecidas. Notas e paisagens». Fez conferências no Instituto Açoriano de Cultura, de Angra do Heroísmo, sobre Raul Brandão e sobre Vitorino Nemésio, de quem prepara dois volumes de Jornal Disperso 1916-78. Colaborador das revistas Atlântida, TranseAtlântico e Grotta e do suplemento de artes e letras do Açoriano Oriental, tem dedicado atenção crescente a temas açorianos.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.