Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição 'DESVENDAR: uma mostra da Coleção ARQUIPÉLAGO'

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2020-06-21 até 2020-09-06

Desde a abertura do ARQUIPÉLAGO - Centro de Artes Contemporâneas, em 2015, que uma das mais-valias do projeto é acolher e trabalhar uma coleção de arte, heterogénea, descritiva da evolução artística do séc. XXI, em sintonia com a produção nas diversas valências que o espaço apresenta às mutações linguísticas da arte contemporânea.

Esta Coleção, que se forma desde 2008, desempenha um papel fundamental no ARQUIPÉLAGO, ponto de intercâmbio cultural transatlântico. Da mesma maneira que a localização geográfica do Arquipélago dos Açores incentiva este Centro de Artes a desenvolver uma programação cruzada a nível regional, nacional e internacional, a Coleção ARQUIPÉLAGO foi, ao longo dos anos, agregando traços cruzados, unindo pontos artísticos, linguísticos, sociais, políticos e territoriais, compilando diversificados trabalhos realizados por artistas de nacionalidades distintas.

A mostra que agora se apresenta reúne uma nova seleção de obras da Coleção ARQUIPÉLAGO que pela primeira vez se desvendam ao público. O circuito criado, que incorpora fragmentos informativos das obras, fomenta o diálogo entre trabalhos de artistas da América do Sul, como Barrão e Amália Pica, de África do Sul, como Nicholas Hlobo, de Portugal Continental, como João Pedro Vale, Miguel Pacheco e Noémia Cruz, assim como artistas de diferentes ilhas do agrupamento arquipelágico açoriano, nomeadamente Vera Bettencourt, da Ilha Graciosa, Rui Melo e Sandra Rocha, da Ilha Terceira, André Laranjinha, Maria José Cavaco, Sofia de Medeiros e Joe Lima, da ilha de São Miguel.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.